Histórias que envolvem temas sobre saúde rotineiramente são retratadas em grandes obras do audiovisual. A relação médico-paciente rende filmes emocionantes e inspiradores que, geralmente, trazem reflexões para aqueles profissionais que se dedicam a salvar vidas. Com o intuito de promover discussões sobre a importância da humanização no atendimento de saúde por meio de grandes obras da sétima arte, o Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br realiza no dia 8 de maio, a primeira edição do projeto “Cine-debate: medicina e saúde no cinema”.

Com direito à pipoca e refrigerante, o projeto tem como público-alvo estudantes de medicina que terão a oportunidade de vivenciar debates, num ambiente de cinema, além de sorteios de prêmios. A estreia do projeto acontece na sede do Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br e vai exibir o filme “Os mortos esquecidos”, drama que retrata os primeiros esforços médicos para proteger a população de Manchester da pandemia de Gripe Espanhola, em 1918. Os ingressos são gratuitos, mas precisam ser retirados antecipadamente, basta o estudante de medicina procurar o seu centro acadêmico, ou entrar em contato por meio do e-mail: institutocultural@sicoob.com.br

O “Cine-debate: medicina e saúde no cinema” acontecerá uma vez por mês e será conduzido pelo professor de cinema da Universidade Federal de Goiás (UFG) Lisandro Nogueira e pelo médico e coordenador do Instituto, Fernando Cupertino. “Esse projeto é uma preocupação da cooperativa, que tem uma ligação umbilical com a área da saúde, na formação das profissões dessa área. Através da sétima arte, é possível oferecer aos estudantes a oportunidade de entrarem na intimidade das questões humanas que são relevantes. Para fazer esse trabalho, não adianta olhar só com os olhos da saúde, mas também com os olhos do cinema”, explica Cupertino.

O professor Lisandro Nogueira relata a importância da união de medicina e cinema. “O estudante de medicina necessita urgentemente de uma formação humanística e não só técnica, por isso é fundamental que alunos conheçam melhor a medicina via a arte. Vamos debater filmes que estão entre os domínios do cinema, que são narrativa clássica, experimental e o cine-ensaio. Esses filmes possuem maior apelo, que emocionam, mas podem enganar. Assistir ao filme de forma guiada expande o olhar para aprender não apenas sobre medicina, mas sobre a vida através da arte”.

Sobre o Sicoob UniCentro Br

O Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa de crédito fundada há 30 anos por 32 médicos imbuídos do propósito de promover justiça financeira para o setor. Inicialmente, apenas profissionais da saúde tornavam-se cooperados, porém com a evolução e expansão, a cooperativa tornou-se de livre admissão, ou seja, atualmente qualquer pessoa pode associar-se. Hoje, com mais de 100 mil cooperados e administrando mais de 6.4 bilhões em ativos, o Sicoob UniCentro Br exerce uma posição de destaque entre os profissionais de saúde, e para estreitar cada vez mais esse vínculo, juntamente com o seu Instituto Cultural, promove o projeto “Cine-debate: medicina e saúde no cinema”.

Serviço

Cine-debate: medicina e saúde no cinema, exibição do filme “Os mortos esquecidos”

Data: 8 de maio

Horário: a partir das 19 horas

Público-alvo: Estudantes de medicina

Local: Sede do Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br – Rua T-8 Setor Marista – Goiânia – Goiás – Auditório 3º andar