No mês da mulher, o Instituto Unimed Goiânia, braço socioambiental da Unimed Goiânia, realizará a primeira edição da Feira Criativa, que será dedicada a valorizar e fortalecer o empreendedorismo feminino. Com produtos artesanais, a feira acontecerá no dia 18 de março, das 16h às 21h, no estacionamento da Cooperativa de Trabalho Médico, que fica na Rua T-28, número 319, no Setor Bueno.  

A primeira edição da Feira Criativa reunirá 52 expositoras e diferentes produtos artesanais. Colaboradoras da Unimed Goiânia e familiares, além de artesãs da comunidade compõem esse grupo que participará do evento filantrópico. Duas outras cooperativas também estarão presentes: Cooperativa de Bordadeiras de Goiás (Bordana) e a Cooperativa de Trabalho dos Artesãos do Estado de Goiás (Cartago).  

Uma das expositoras será a artista plástica e ilustradora científica Olga Castro Pedrosa, que retrata a fauna e a flora do Cerrado por meio da aquarela. Esposa e mãe de médicos cooperados da Unimed Goiânia, ela classifica a iniciativa como fantástica, por ser uma oportunidade de ter contato direto com público para mostrar sua técnica e ao lado de artesãs. “Será uma oportunidade de mostrar o que fazemos e, no meu caso, o Cerrado que precisa ser conservado”, explica.  

Além da exposição da produção artística e artesanal de mulheres, o evento também possibilitará um dia de diversão para as famílias. No local, será montada uma praça de alimentação, além de palco para atividades culturais e pula-pula para as crianças. 

Ação social  Do valor arrecadado com a venda de produtos na Feira Criativa, o Instituto Unimed Goiânia irá receber 5% para a realização de ações sociais. A instituição realiza projetos que colaboram com o desenvolvimento socioambiental da população, atuando primordialmente em três eixos: educação, meio ambiente e assistência social. 

Lançado oficialmente em fevereiro de 2023, o Instituto Unimed Goiânia tem o compromisso de promover a atenção integral à saúde e criar oportunidades de desenvolvimento coletivo e individual. “Apoiar o Instituto Unimed em projetos que visam valorizar o empreendedorismo feminino traz a oportunidade de cumprir um importante princípio cooperativista, o Interesse pela Comunidade”, defende o conselheiro de Administração da Unimed Goiânia e do Instituto Unimed Goiânia Alano Ribeiro de Queiroz Filho. 

O conselheiro explica que, além do espaço para exposição e venda de produtos feitos à mão, o evento será uma oportunidade importante para reunir mulheres empreendedoras e permitir a troca de conhecimentos. 

Fonte: Assessoria de comunicação Unimed Goiânia