
O Sistema OCB/GO sediou, na quarta-feira (26), o lançamento oficial do livro Cooperativismo na Essência, de Nárcia Kelly. O evento, que contou com sessão de autógrafos, reuniu importantes nomes do setor, como o presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes, e o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, além de lideranças empresariais e autoridades políticas, como o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e da vice-prefeita, Cláudia Lira.
Em seu depoimento, a autora Nárcia Kelly descreveu a data como um dia marcante em sua vida e para o cooperativismo. “Esse livro foi construído por muitas mãos”, afirmou, ressaltando que a obra transmite tudo o que carrega em seu coração sobre esse modelo de vida e negócio que transformou sua trajetória.
Marcio Lopes, presidente do Sistema OCB, destacou o valor da publicação ao narrar uma história real e legítima sobre o caráter transformador do cooperativismo. “Capacidade de transformar vidas, de uma comunidade, das pessoas, de promover a acessibilidade e sustentabilidade”, disse.
Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO, expressou sua satisfação em receber o lançamento e enalteceu a trajetória de Nárcia. “Vale a pena ler a história, a luta dessa mulher que vem galgando posições públicas e privadas, sempre trazendo o cooperativismo na sua alma”, comentou.
A vice-prefeita Cláudia Lira definiu a obra como uma fonte de inspiração, enquanto o vereador Anselmo Pereira elogiou a escolha do local para o evento e reconheceu a autora como “uma mulher do seu tempo”, com raízes no cooperativismo.
Livro
A obra Cooperativismo na Essência conduz o leitor pelas origens do movimento na comunidade do Cará, em Bela Vista de Goiás, desde as primeiras experiências coletivas na produção artesanal de polvilho, lideradas pelos bisavós de Nárcia, até a fundação da cooperativa e o fortalecimento do modelo no Estado e no País. A narrativa entrelaça memória, história e propósito, ilustrando como a união comunitária foi decisiva para o desenvolvimento local e para inspirar novas gerações.
“Este livro nasceu da certeza de que nada se constrói sozinho. Nele, registro a história da comunidade do Cará, em Bela Vista de Goiás, lugar onde o cooperativismo é vivido em sua essência”, explicou a autora.
Nárcia Kelly é cooperativista, advogada, palestrante, escritora e gestora. Ex-prefeita de Bela Vista de Goiás por dois mandatos, além de vereadora e vice-prefeita, atualmente preside a Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), onde trabalha na promoção do turismo e da cultura goianiense.