O Fórum de Presidentes e Dirigentes das Cooperativas do Núcleo Nordeste e Entorno do DF foi realizado nos últimos dias 12 e 13 de setembro, no Hotel Vila Velluti. Nos dois dias, os representantes de 39 cooperativas participaram de palestras, debates e atividades para ampliar sua visão sobre o cooperativismo.
Pelo segundo ano consecutivo, o Sistema OCB/GO realiza de forma regionalizada o encontro voltado à formação e integração dos líderes das cooperativas associadas. O objetivo é estimulá-los a desenvolver seus negócios de forma mais eficiente, com foco em resultados. Durante os eventos, sempre surgem projetos de intercooperação que impulsionam as coops e trazem impacto positivo às comunidades onde elas estão inseridas.
Programação
Para compor a programação dos Fóruns de Presidentes deste ano, o Sistema OCB/GO convidou a HSM Academy, uma plataforma de educação corporativa que oferece soluções em treinamento e desenvolvimento por meio de experiências transformadoras. Os palestrantes e mediadores criam um ambiente voltado à troca de experiências e à inovação, unindo cultura cooperativista e negócios. A proposta é que, por meio de dinâmicas e momentos inspiradores, sejam construídas ações estratégicas para o crescimento sustentável das cooperativas.

A palestra “O Futuro da Liderança”, com Daniel Spinelli, empreendedor, mentor e autor do livro ‘A Potência da Liderança Consciente’, foi um dos momentos de destaque do evento que teve a presença de mais de 60 líderes das cooperativas da região.
Na oportunidade, os cooperativistas trocaram experiências e fortaleceram conexões entre as cooperativas da região. Presidentes e dirigentes trouxeram não apenas suas vivências e desafios, mas a disposição de gerar sinergias e propor soluções conjuntas para o desenvolvimento sustentável do setor.
Também foi conduzida uma reflexão sobre os caminhos estratégicos do cooperativismo, com foco em identificar oportunidades, fragilidades e desafios reais que afetam as cooperativas do Nordeste Goiano e Entorno do DF. A construção do mapa estratégico coletivo foi um dos pontos altos, incentivando os participantes a pensarem no futuro de suas áreas de atuação a partir de perguntas provocativas e inspiradoras.