
Uma prioridade do setor cooperativista é, no Ano Internacional do Cooperativismo, mostrar à população o poder transformador desse setor. Segundo Márcio Lopes, presidente do Sistema OCB Nacional, as cooperativas são capazes de impactar positivamente os municípios e regiões onde estão estabelecidas.
Em visita a Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO), reforçou a importância de o cooperativismo utilizar as novas formas de comunicação para divulgar seus feitos à sociedade. “Às vezes, as pessoas não conhecem o cooperativismo, acham que é algo fechado e ficam com um certo receio. Precisamos desmistificar isso”, destacou.
Em participação no podcast do Sistema OCB/GO na feira, Márcio Lopes disse que este ano em especial é uma excelente oportunidade para mostrar exemplos positivos, como o da cooperativa Comigo, que organiza a Tecnoshow. Segundo ele, o futuro das cooperativas será promissor para as próximas gerações, desde que sigam pelo caminho da modernização.
“O cooperativismo, como organização, vai ter que surfar permanentemente nas ondas da inovação e da modernidade. Cabe a nós fazer esse alerta todos os dias”, afirmou.
Sindicato
Márcio Lopes também anunciou a criação do Sindicato das Cooperativas de Crédito do Estado de Goiás. “É o primeiro sindicato deferido no Brasil, autorizado pelo Ministério do Trabalho. Devemos ter pelo menos mais cinco sindicatos na fila”, revelou o presidente da OCB.