O ex-governador e candidato ao Senado Marconi Perillo (PSDB) assinou um termo de compromisso com as pautas de prioridades do cooperativismo brasileiro e com a Frente Parlamentar (Frencoop), para um possível próximo mandato. A declaração de apoio foi dada durante sua visita à sede da OCB/GO, nesta quinta-feira (25), diante de autoridades políticas, presidentes e dirigentes de cooperativas de variados ramos. 

Na ocasião, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, apresentou os números do cooperativismo goiano ao candidato e também as sugestões do setor para o desenvolvimento da economia e da sociedade, que constam no documento “Propostas para um Goiás e Brasil Mais Cooperativos” (clique aqui para acessá-lo).

A publicação foi entregue ao ex-governador e cita, entre as propostas, que o cooperativismo seja uma alavanca para a economia e novo modelo econômico de desenvolvimento sustentável;  que haja inclusão do ato cooperativo na reforma tributária e que seja criada uma política estadual do cooperativismo. 

Durante a cerimônia, Perillo pediu ao anfitrião, Luís Alberto, que a instituição providencie e repasse à sua equipe os textos de projetos que sejam necessários tramitar no Senado para auxiliar o desenvolvimento do coop, assim como aqueles que tratem de pontos que precisem ser regulamentados. 

O candidato a senador apresentou, ainda, uma lista de compromissos com o movimento cooperativista, dentre os quais estão a defesa do coop como modelo mais justo e eficiente de produção, relação de emprego e distribuição de renda, a proposta de exoneração total da produção das cooperativas e a inclusão delas na pauta de contratos públicos, em condições diferenciadas.

Afirmou, ainda, que irá propor projetos que trabalhem com receitas e que fortaleçam, com estrutura e competitividade, as pequenas e médias cooperativas de Goiás, assim como propor legislação adequada para inclusão da representação cooperativa em todas as instâncias governamentais.

“Não terei a menor dificuldade, não só em apoiar, como em ser um ativista da pauta cooperativista no Congresso Nacional”, declarou Perillo. “Não adianta ter 300 membros na Câmara e no Senado. Bastam uns 10 senadores comprometidos de verdade e 40 deputados que realmente se importem, se interessem, priorizem e procurem se aprofundar nos temas que são realmente relevantes para o futuro do cooperativismo.”

Ao  lado do presidente Luís Alberto e do candidato Marconi Perillo, compuseram a mesa de trabalho durante o evento os conselheiros administrativos da OCB/GO Clayton Pires, diretor do Sicoob; Dourivan Cruvinel, diretor da Comigo; Clidenor Gomes, presidente da Sicoob Uni; Valdenor Cabral; presidente da Coopmego; Pedro Barbosa, presidente da Cooperagro e Centroleite; Astrogildo Peixoto, presidente da CentralRede e vice-presidente da OCB/GO e da Coapil. 

Também dividiram a mesa com os demais cooperativistas o prefeito de Morrinhos, Joaquim Guilherme (ex-presidente do Sistema OCB/GO) e a vice-prefeita de Piracanjuba, professora Lenizia Canedo.

Posicionamento
Na cerimônia, o presidente Luís Alberto frisou a responsabilidade dos cooperativistas de cobrar e apoiar as movimentações em defesa do coop. “Defendemos a necessidade de o sistema cooperativo se interessar pela política, não de uma forma panfletária e partidária, mas para reconhecer e valorizar aqueles candidatos que têm compromisso com o cooperativismo. É muito importante para o setor ter uma representação forte, principalmente no Congresso Nacional, por onde passam a maioria das leis”, ressaltou. 

Luís Alberto também destacou que a instituição está aberta a receber todos os candidatos que queiram apresentar compromisso com o cooperativismo. “Vamos receber a todos que queiram nos visitar. Vamos acompanhar e divulgar tudo o que já fizeram pelo cooperativismo e também pegar o compromisso desses candidatos com o nosso movimento, para o próximo mandato.”