O Sistema OCB/GO preparou propostas para contribuir com o debate nas eleições municipais deste ano em Goiás. A publicação será entregue aos pré-candidatos dos principais municípios goianos com o intuito de tornar o modelo de negócio cooperativista parte de uma política pública. O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira entregou, nesta quinta-feira (25/4), na sede da entidade em Goiânia, as propostas ao senador Vanderlan Cardoso (PSD), pré-candidato a prefeito da capital. Atualmente, Goiânia conta com 70 cooperativas em atividade, que reúnem 5.229 colaboradores, 224.195 cooperados e movimentam R$ 7,2 bilhões em faturamento por ano.

O documento elaborado pelo Sistema OCB/GO, denominado “Eleições 2024 – Cooperativismo como instrumento de transformação socioeconômica”, traz cinco propostas de grande impacto para as futuras administrações municipais.  “Essas sugestões ajudarão os próximos prefeitos a compreender melhor a importância do cooperativismo para os municípios. Com mais apoio a esse movimento, teremos mais empregos, geração de renda e distribuição de riquezas”, frisa Luís Alberto.

O presidente do Sistema OCB/GO enfatiza duas propostas: criação de uma estrutura administrativa na Prefeitura de Goiânia para cuidar da promoção e apoio ao cooperativismo e a adoção de uma disciplina na rede municipal que ensine aos alunos sobre o modelo de negócio cooperativista. O intuito é incentivar os jovens a seguirem pelos caminhos da cooperação.

Além da publicação, foi repassado ao senador Vanderlan o Panorama do Cooperativismo, amplo levantamento com todos os dados do setor em Goiás e que servirá de fonte de informações para a elaboração dos planos de governo dos candidatos.

O pré-candidato agradeceu a colaboração e afirmou que as sugestões irão compor o seu plano de governo. “Faço o compromisso de atender às reivindicações. Vamos criar uma diretoria para cuidar desses assuntos, pois acredito no cooperativismo. Boa parte de nossas emendas no Senado Federal tem atendido a uma infinidade de associações e cooperativas de agricultura familiar, de reciclagem, de leite, de produtores de peixe e de mel, entre outras”, enfatizou.

Luís Alberto Pereira informou que as propostas serão entregues pessoalmente para todos os principais pré-candidatos a prefeito de Goiânia e dos maiores municípios goianos até julho, para que possam ser incluídas nos seus respectivos planos de governo.