Em duas Assembleias Gerais Extraordinárias (AGE) realizadas nesta quinta-feira (30/11), de forma híbrida e com votação eletrônica, a OCB/GO aprovou duas pautas com os representantes das cooperativas filiadas. A reunião foi realizada por meio virtual e presencial, no auditório do Edifício Goiás Cooperativo, em Goiânia.
Na segunda AGE, a pauta única foi a alteração no Estatuto Social da OCB/GO. Com as mudanças e atualizações, as cooperativas registradas foram incluídas no quadro social do sindicato, passando a ter direito de participarem dos processos eleitorais, com voto e como candidatos. “O registro é obrigatório por determinação legal, onde a OCB tem a representação política das cooperativas. A filiação já é facultativa, é a parte sindical. Então, a cooperativa que deseja ser representada sindicalmente, seja nas negociações coletivas ou na Justiça do Trabalho, pode optar pela filiação”, explicou o assessor Jurídico da OCB/GO, Rômulo Diniz. A proposta foi aprovada por aclamação, com apenas um voto contrário.
Na primeira AGE, dentre as pautas que foram apreciadas e deliberadas estiveram a fixação dos valores e formas de pagamento das contribuições devidas pelas cooperativas para o exercício 2024, o Plano de Atividades e a Proposta Orçamentária também para o ano que vem e a instituição de cédula de presença e remuneração para os conselheiros de Administração e Fiscal.
Todas pautas foram aprovadas por unanimidade. A votação foi feita totalmente on-line, sendo que o sistema foi acessado pelos representantes das cooperativas filiadas por meio de um QR Code, para os presentes, e por um link, para os participantes virtuais. Foram aprovados orçamentos de receitas e despesas para o próximo ano nos valores de R$ 10,8 milhões e 13,7 milhões, respectivamente.
Na oportunidade, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, apresentou resultados dos principais projetos desenvolvidos em 2023 em uma retrospectiva e também o Plano de Atividades e a Proposta Orçamentária para 2024, baseados nas diretrizes estratégicas de gestão e governança, representação, mercado, comunicação, inovação e intercooperação.
“São muitos projetos, mas estamos prevendo parcerias para a realização de todos eles no próximo ano. Com parceiros, multiplicaremos nossa capacidade financeira de execução”, explicou o presidente.