O Sistema OCB/GO entregou os primeiros Selos de Conformidade Cooperativista para empreendimentos habitacionais construídos e entregues por cooperativas do setor, em Goiás. Trata-se de uma certificação pioneira no Brasil concedida pela principal entidade do cooperativismo goiano, em parceria com as entidades do Fórum Goiano de Habitação (Ademi, Secovi, Sinduscon e Adu) e apoio técnico do Procon Goiás. O selo garante que o empreendimento construído pela cooperativa de habitação oferece a garantia aos cooperados de que são respeitadas e seguidas as normas cooperativistas e a transparência necessárias.
Os primeiros empreendimentos que receberam o Selo de Conformidade Habitacional do Sistema OCB/GO foram os das cooperativas habitacionais Maison Verte, Haus Mitre e Vigore, em evento realizado na noite desta quarta-feira (6/6) no auditório do Sicoob Unicentro Br, em Goiânia. Na oportunidade, também foi oficializado outro importante passo para o segmento: a criação da Central Cooperluxo de Cooperativas Habitacionais, a primeira no País no ramo cooperativista.
“Damos mais um importante passo para a consolidação do ramo habitacional no cooperativismo goiano. Apesar de serem regulamentadas por lei federal 5764/71, estas cooperativas sempre enfrentaram desconfiança no mercado imobiliário, porque algumas empresas inidôneas usavam o nome de cooperativa para confundir e terem vantagens indevidas. Para solucionar este problema, procuramos o Fórum Goiano da Habitação, o Ministério Público de Goiás e o Procon para criamos um selo que garanta que os empreendimentos construídos e entregues pelas cooperativas são sérios e respeitam todos os princípios e as regras do cooperativismo”, disse o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.
A parceria do Sistema OCB/GO com as entidades do mercado imobiliário, MPGO e Procon teve início em julho do ano passado, quando foram definidas as ações conjuntas para coibir falsas cooperativas e proporcionar mais segurança ao setor imobiliário. Uma cooperativa habitacional é constituída com o objetivo de construir um empreendimento próprio. Para isso, os cooperados realizam mensalmente um plano de negócios, para que seja possível a construção das unidades habitacionais, sem intermediários e sem objetivo de lucro, com total transparência.
“Este trabalho envolveu a dedicação de uma competente equipe técnica do Sistema OCB/GO. Trata-se de uma ação inédita no Brasil, que certamente será seguida por muitos outros Estados. Com essa iniciativa, estabelecemos um pacto de confiança para protegermos o consumidor e as boas empresas que atuam no setor habitacional, sejam elas cooperativas ou incorporadoras. Também merece destaque o ineditismo goiano com a criação da primeira central de cooperativas habitacionais no País, algo que fortalecerá ainda mais este ramo do cooperativismo, maior transparência e redução de custos, o que beneficiará todos os cooperados”, frisou Luís Alberto.
“A criação da central tem o objetivo de fortalecer ainda mais o nosso ramo de cooperativismo habitacional em Goiás e, em breve, em muitos outros Estados. Com isso, vamos criar maior sinergia dentro do sistema cooperativista, agregar maior qualidade aos empreendimentos e gerar maior segurança ao mercado e aos cooperados”, afirmou o diretor-presidente da Central Cooperluxo, Gláucio Madeira de Sousa. “Em nome do presidente Luís Alberto, faço um agradecimento especial à toda equipe do Sistema OCB/GO e a todos que levantam a bandeira do cooperativismo em Goiás”, enfatizou.