A OCB/GO recebeu a visita da equipe de Relações Governamentais da Gerência de Relações Institucionais do Sistema OCB. A unidade goiana foi escolhida para o intercâmbio por ser considerada uma referência no trabalho de representação institucional no cooperativismo brasileiro, com as ações que tem desenvolvido junto ao legislativo, executivo e sociedade organizada. A equipe do Sistema OCB foi recebida pelo coordenador de Relações Institucionais da OCB/GO, Diogo Oliveira e pela técnica em relações institucionais, Izabelle Menezes. 

O coordenador de Relações Governamentais do Sistema OCB, Eduardo Queiroz, explica que o projeto da unidade nacional é mobilizar a participação política para o dia a dia das cooperativas, mas primeiramente a ideia é atuar nas unidades estaduais. “Nesse sentido, a OCB/GO tem sido referência. O trabalho que tem sido feito aqui de promover a participação, a representação, eventos políticos para o cooperativismo nos diferentes Núcleos Cooperativos Regionais de Goiás, tem sido referência para todo o Brasil. Por isso estamos aqui para captar as expertises e informações importantes para reverberar essas iniciativas para todo o Brasil”, comenta. 

A equipe do Sistema OCB foi recebida pelo coordenador de Relações Institucionais da OCB/GO, Diogo Oliveira e pela técnica em relações institucionais, Izabelle Menezes. Eles apresentaram ações desenvolvidas pela unidade goiana, como a mobilização política em torno da criação das datas oficiais de Dia do Cooperativismo, em vários municípios goianos.

Eduardo explica que em 2022 o Sistema OCB lançou um projeto piloto, o Programa de Educação Política para o Cooperativismo Brasileiro, voltado exclusivamente para as eleições daquele ano. Uma iniciativa suprapartidária que respeitasse a neutralidade política do Sistema OCB e das cooperativas, mas ao mesmo tempo promovesse o exercício do voto consciente e da cidadania, tal como a lei permite e incentiva. “A partir desse ano a gente pensa em um programa de educação política que seja permanente e contínuo”, completa.