Como resultado de um amplo trabalho de representação institucional, a OCB/GO conseguiu a aprovação de uma emenda parlamentar que vai beneficiar as cooperativas com atividade de reciclagem registradas em Goiânia. Por iniciativa do então presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo da Câmara Municipal, vereador Denício Trindade, serão destinados R$ 300 mil para iniciativas que visam melhorar as condições de trabalho e também a regularização das coops sediadas na capital goiana. As emendas são recursos do orçamento público legalmente indicados pelos parlamentares que contribuem com o desenvolvimento econômico local e a preservação do meio ambiente.
O Sistema OCB/GO está em constante busca por melhorias nas condições das cooperativas de reciclagem registradas que desempenham um papel crucial na gestão sustentável de resíduos e na promoção da economia circular. Presidente da instituição, Luís Alberto Pereira agradeceu a sensibilidade do vereador que atendeu ao pedido de direcionar a emenda para essas coops. Segundo ele, “os recursos vão reforçar muito o programa Coopertrilhas, que é um projeto que visa dar condições de competitividade a elas para que possam agregar valor à produção e, com isso, melhorar a renda dos seus cooperados”, comentou.
Para o vereador Denício Trindade, fortalecer o cooperativimo na Câmara é uma obrigação como presidente da Frente Parlamentar. “Pelo valor da emenda, a melhor aplicação desse recurso seria nas cooperativas de reciclagem. É muita responsabilidade fazer esse papel de defender o cooperativismo na Câmara que é um caminho de fortalecimento de toda a sociedade, como é a questão ambiental nesse caso”, ressaltou o vereador.
A partir da liberação dos recursos, o Sistema OCB/GO irá elaborar um plano de trabalho com objetivo de fazer um diagnóstico de demandas e necessidades em cada cooperativa que será beneficiada. Ao todo, são 11 cooperativas de reciclagem registradas que desempenham a função da coleta seletiva de recicláveis em Goiânia.