Para promover maior relacionamento e apresentar soluções jurídicas para o setor empresarial, o Tribunal Regional do Trabalho promoveu, nesta sexta-feira (16/08), um café da manhã para os representantes das oito entidades que formam o Fórum Empresarial de Goiás. Representando a entidade, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, agradeceu a oportunidade de diálogo com o Judiciário.
“Ficamos muito felizes quando encontramos diálogos e parcerias. O Fórum foi criado para dialogar com os poderes. Agradecemos por esse momento de troca de impressões de ambos os lados para que possamos evoluir em leis e nos marcos regulatórios, sempre em busca de Justiça para todos”, declarou o dirigente da OCB/GO.
Luís Alberto destacou a importância de estreitar relacionamento com uma área sensível que trata das relações patronal e laboral. “Do ponto de vista dos empresários, nossa intenção é que essa relação seja a melhor possível, com respeito às leis e ao cidadão, o ser humano, esse que precisa sempre ser preservado”, disse.
Como exemplo, o presidente da OCB/GO citou o desafio da instituição de combater as cooperativas falsas no mercado, que não respeitam encargos e direitos do trabalhador, principalmente nos ramos habitacional e saúde. “Para esse combate, criamos o selo de conformidade cooperativista, que valoriza e reconhece aquelas que respeitam os trabalhadores e o consumidor”, ressaltou.
No encontro, os empresários conheceram novas ferramentas e estratégias do TRT, que podem contribuir com os processos e acordos trabalhistas. Eles acompanharam uma apresentação sobre ferramentas como a Homologação de Transação Extrajudicial e as Reclamações Pré-Processuais (RPP). As RPPs são um instrumento utilizado na Justiça do Trabalho para tentar resolver conflitos antes que eles se tornem processos judiciais formais e permitem que as partes envolvidas em um conflito trabalhista busquem uma solução consensual, por meio de mediação ou conciliação diretamente na Justiça do Trabalho.