
O Sicoob UniCentro Br, instituição financeira cooperativa com mais de 115 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, recebeu, pelo quarto ano consecutivo, o prêmio “Lugares incríveis para trabalhar”. A certificação é baseada na pesquisa Employee Experience, elaborada por professores da Fundação Instituto de Administração (FIA), que define se os ambientes de trabalho das empresas participantes são excelentes lugares para atuar profissionalmente, em âmbito nacional, regional, setorial e temático. A apuração é realizada por meio da Pesquisa de Clima aplicada anualmente e análise do Book de Práticas de cada empresa participante.
Para o diretor operacional da cooperativa financeira, Charles Campanha, esse reconhecimento representa mais um marco fundamental na jornada organizacional. “Esse selo valida nossos esforços de construir um ambiente que priorize as pessoas. Isso reforça nosso compromisso de continuar aprimorando nossas práticas e inspira ainda mais nossos colaboradores a trabalharem com propósito e motivação para proporcionar justiça financeira e prosperidade aos nossos cooperados e comunidades em que atuamos”, pontua.
Charles destaca ainda que isso é resultado da evolução das estratégias do Sicoob UniCentro Br na gestão de pessoas, com foco em diversidade, inclusão e flexibilidade. “Novas políticas de horários de trabalho, licenças maternidade e paternidade estendidas, programas de desenvolvimento inclusivo e ações de bem-estar foram implementadas, além de um diálogo constante com os colaboradores para entender suas necessidades e expectativas”, explica. Ele avalia que ainda a cultura cooperativista contribui bastante com essa construção, por ser muito focada na colaboração e no propósito compartilhado.
Saúde mental
Para o diretor operacional, neste mês, que é dedicado à campanha Setembro Amarelo – iniciativa de valorização à vida e prevenção ao suicídio –, a chegada deste reconhecimento reforça ainda a relevância da saúde mental e bem-estar emocional para um ambiente de trabalho satisfatório. “Nesse sentido, temos promovido iniciativas como apoio psicológico, palestras sobre inteligência emocional, campanhas de autocuidado, além de manter canais de escuta ativa e acolhimento. A cooperativa desenvolve ações, como conversas de forma individualizada e palestras com profissionais da área da saúde. Essas práticas visam criar um ambiente mais acolhedor, no qual os colaboradores se sintam à vontade para compartilhar suas vivências e buscar apoio quando necessário”, avalia.
Charles conta ainda que a cooperativa tem fortalecido suas políticas internas de ética, respeito e integridade, promovendo treinamentos essenciais sobre conduta no ambiente de trabalho, combate ao assédio e valorização da diversidade. “Acreditamos que um ambiente saudável é construído com respeito mútuo, empatia e acolhimento”, destaca.
Desenvolvimento pessoal
Para promover o desenvolvimento pessoal dos colaboradores, o Sicoob UniCentro Br adota uma estratégia focada em programas de capacitação contínua, plano de carreira aderente ao mercado e incentivos à produção de resultados para os cooperados. “Também oferecemos benefícios competitivos, como previdência complementar e programas de bem-estar físico e psicológico, aliados a uma cultura de reconhecimento que valoriza o desenvolvimento pessoal e organizacional”, acrescenta Charles. Além disso, o diretor conta que a busca por metas entre as equipes é equilibrada, de tal forma que o desempenho esteja atrelado à satisfação dos colaboradores.
Fonte: Kasane