Fundador do modelo cooperativista no Sul Goiano, o pioneiro José Martins Ferreira, conhecido Juca da Quita, morreu na madrugada desta segunda-feira (5), de causas naturais, aos 100 anos, em Piracanjuba.
Ao longo de sua trajetória, seu Juca deixou um legado de sucesso à frente de iniciativas que mudaram a história de Piracanjuba. Fundou e presidiu a Cooperativa Agropecuária Mista de Piracanjuba (Coapil), foi presidente do Sindicato Rural de Piracanjuba e vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg). Também ajudou a contruir locais importantes para o desenvolvimento da cidade, como o Hospital São Vicente, o Parque de Exposições, a unidade local da Emater, a agência do Banco do Brasil, a sede da maçonaria e o Lar dos Idosos.
Há menos de dois meses, seu Juca foi homenageado em matéria especial publicada no portal Goiás Cooperativo. A lucidez do centenário personagem impressionou a equipe da Comunicação do Sistema OCB/GO, que durante duas horas, ouviu com entusiamo as histórias do cooperativista (clique aqui e veja a matéria completa).
Seu Juca da Quita será enterrado às 17 horas desta segunda-feira, no Cemitério Santo Agostinho.
O Sistema OCB/GO presta sua solidariedade aos familiares, amigos e colegas do senhor Juca da Quita.