O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) detalhou na manhã desta segunda-feira (14/8) o projeto de revitalização do Centro de Goiânia em reunião com os presidentes do Fórum das Entidades Empresariais de Goiás (FEE). O encontro, realizado a cada dois meses, foi sediado pela OCB/GO. Desta vez, a pauta abrangeu sete temas a serem debatidos com o prefeito e sua equipe, com destaque para o projeto, em fase de conclusão, para o Centro da capital.

Rogério Cruz lembrou, no início de sua fala, que encontrou na Prefeitura pelo menos cinco projetos de gestões anteriores que tratavam da revitalização do Centro de Goiânia. Entretanto, foram poucos os resultados concretos. Ele frisou que determinou a criação de um grupo de trabalho para elaborar novo projeto, que incluísse os pontos viáveis dos anteriores e apresentasse avanços, diante das novas demandas da população que vive e trabalha na região central da capital.

“Acredito que antes da próxima reunião com o Fórum Empresarial (início de outubro) vamos apresentar a conclusão desse trabalho e as ações que serão realizadas”, afirmou o prefeito. Entretanto, Rogério Cruz adiantou que o projeto prevê ações de mobilidade (especialmente no transporte público), repavimentação de vias públicas, implantação de iluminação em LED, realização de eventos culturais, lazer e esportivos, aumento da segurança pública, além de incentivo fiscal para revitalização das edificações e lojas na região – principalmente das fachadas.

O principal incentivo fiscal será a isenção do IPTU, por até oito anos, para os proprietários investirem na reforma de edificações no Centro. Serão cinco anos, para imóveis considerados normais, e oito anos, para os que têm fachada em estilo art déco. “Inicialmente, havia exigência que o proprietário investisse 20% do valor venal do imóvel nesta reforma. Reduzimos esta exigência para 5% do valor venal, com o objetivo de ampliarmos muito a adesão ao projeto”, enfatizou o secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Pires Alves.

Drenagem

O secretário municipal de Infraestrutura, Denes Pereira, também detalhou os investimentos da Prefeitura em obras na capital. “Estamos, neste momento, com 155 intervenções (obras) em andamento na capital”, enfatizou Denes, explicando que a maior parte é na rede de drenagem da capital. “Vamos investir mais de R$ 220 milhões em drenagem e muitas destas obras já foram iniciadas pela própria Prefeitura, sem a necessidade de licitação”, frisou. Ele afirmou ainda que obras de drenagem de maior complexidade, como a do Viaduto da Avenida H, no Jardim Goiás, terão início nos próximos dias.

Outros temas debatidos pelos presidentes do Fórum Empresarial com o prefeito e sua equipe foram: novo plano de mobilidade de Goiânia (será criado grupo de trabalho e um cronograma das ações); andamento na Câmara Municipal de leis complementares do Plano Diretor (sete estão em tramitação no Legislativo); implantação da nova Nota Fiscal Eletrônica (para 2024); projeto de desenvolvimento de polos industriais e de serviços na capital (ainda em discussão); envio para a Câmara do projeto de lei que cria o Fundo Garantidor (dependendo ainda de finalização); e Plano Anual da Administração Tributária.

“O diálogo renova as nossas forças e traz soluções aos problemas. Agradeço muito a colaboração das entidades do Fórum Empresarial para fazermos de Goiânia uma cidade cada vez melhor para investir, trabalhar e viver”, afirmou Rogério Cruz. “O maior objetivo das entidades do FEE é exatamente este: contribuir para tornar Goiânia, e Goiás, como um todo, cada vez mais favoráveis para investimentos, geração de empregos e renda, e qualidade de vida. Temos a responsabilidade de contribuir para a geração de resultados mais rápidos e melhores”, disse o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.

Participaram do encontro com o prefeito Rogério Cruz e seus principais auxiliares os presidentes Sandro Mabel (Fieg), Marcelo Baiocchi (Fecomércio-GO), José Garrote (Adial Goiás), Valdir Ribeiro (FCDL Goiás), Márcio Luís da Silva (Facieg), Rubens Fileti (Acieg), Márcio Andrade (Sindiposto-GO), Carlos Alberto Moura (Codese), entre outras pessoas. As entidades também prestaram uma homenagem ao deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos/GO) pela sua dedicação em prol do setor produtivo goiano no Congresso Nacional.