As obras de drenagem e pavimentação da Avenida H, no Jardim Goiás, foram vistoriadas na manhã desta quarta-feira (27/10), pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e o secretário municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Denes Pereira. A intervenção está localizada em frente ao Edifício Goiás Cooperativo, sede do Sistema OCB/GO, e visa acabar com os alagamentos que ocorrem todos os anos, no período de chuvas, nas vias próximas ao viaduto que existe na avenida.
Durante a visita técnica, o prefeito garantiu que a obra vai solucionar os problemas de alagamento da região. “É uma obra de valor muito alto, mas tenho a certeza que vai trazer a solução para essa região. Eu não quero dizer que, com essas obras, Goiânia não terá mais enchentes, mas os pontos que estamos trabalhando não terão mais”. A Prefeitura está atuando em 74 pontos dos 99 detectados no ano passado como locais de atenção. “A Avenida H é um ponto muito importante da cidade e, com certeza, já em breve, não teremos mais essa situação aqui”, afirmou Rogério. Nesta quarta-feira, havia a previsão da instalação da massa asfáltica no local, mas, por conta da chuva da madrugada, deverá ocorrer assim que o terreno secar e voltar a ter condições para essa etapa.
Com investimento estimado em quase R$ 5 milhões, toda a rede de drenagem está sendo substituída e o asfalto refeito. Ao todo, serão construídos 2.155,64 metros lineares de galerias de águas pluviais e 6.801,71 metros quadrados de asfalto. A obra começa na Avenida H, sob a Avenida Jamel Cecílio, passando pelas ruas 14, 12-A e 1, no Jardim Goiás, até o Córrego Botafogo. A previsão de conclusão dos trabalhos é até o mês de dezembro, segundo cronograma da Seinfra. No entanto, o prefeito Rogério solicitou que todos os esforços sejam empenhados para que a obra seja entregue até o final de novembro, início do período chuvoso em Goiânia.
O secretário de Infraestrutura explicou que está sendo realizado um grande trabalho de recuperação para que, quando chegar o período de chuvas, as bocas de lobo tenham condição de fazer o escoamento adequado. “Estamos fazendo 11 grandes obras estruturantes. Uma delas é essa aqui no Jardim Goiás. Obra que possui praticamente 5 km gerais. Nós estamos fazendo a tubulação responsável por toda a captação dessa região”, disse Denes Pereira.