
O Prêmio ABDE-BID de Artigos de Desenvolvimento, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Sistema OCB nacional, chega à sua 11ª edição. A iniciativa reafirma seu papel como uma das mais importantes iniciativas de valorização da produção acadêmica e técnica voltada ao desenvolvimento sustentável no Brasil.
Com inscrições abertas de 13 de agosto a 12 de outubro de 2025, a premiação contempla três categorias, incluindo uma exclusiva voltada ao desenvolvimento e cooperativismo de crédito.
Desde 2017, o Sistema OCB é parceiro do prêmio, mantendo essa categoria específica como forma de incentivar a reflexão qualificada sobre o papel das cooperativas de crédito na inclusão financeira e no fortalecimento das economias locais. O objetivo é criar conexões entre o setor cooperativista, a academia e o Sistema Nacional de Fomento (SNF), gerando conhecimento aplicado e inspirando políticas públicas mais efetivas.
Categoria 3: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito
A categoria exclusiva do Sistema OCB em 2025 vai priorizar trabalhos que abordem temas emergentes e estratégicos para o setor, como:
- Inovação e transformação digital;
- Intercooperação e parcerias estratégicas;
- ESG e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
- Bioeconomia aplicada ao crédito cooperativo;
- Participação ativa das cooperativas em políticas públicas.
Além da categoria dedicada ao cooperativismo de crédito, o Prêmio conta com outras duas frentes temáticas: Financiamento ao Desenvolvimento Sustentável, Inclusivo e Inovativo e Promoção da Bioeconomia como Estratégia de Desenvolvimento. Juntas, as três categorias contemplam assuntos estratégicos para o futuro do país.
Sinergia com outras iniciativas
A participação no Prêmio ABDE-BID se soma a um conjunto de ações estruturantes de fomento à pesquisa em cooperativismo já conduzidas pelo Sistema OCB. Entre elas está o Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), realizado bienalmente, que se consolidou como um espaço de excelência para o debate científico sobre o cooperativismo. “A conexão entre o EBPC e o Prêmio ABDE-BID amplia o alcance e a visibilidade das pesquisas, além de reconhecer o trabalho de pesquisadores que contribuem para o aprimoramento das cooperativas”, afirma Guilherme Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB.
Outra iniciativa complementa as chamadas públicas de apoio à pesquisa em cooperativismo, uma parceria entre Sescoop e CNPq que, desde 2019, financiam projetos dedicados à geração de conhecimento estratégico para o movimento. O Prêmio ABDE-BID atua como vitrine e espaço de valorização para os resultados dessas pesquisas, reforçando a cultura de inovação, avaliação de impacto e disseminação de boas práticas.
Cronograma do Prêmio ABDE-BID 2025
- Envio dos trabalhos: 13/08 a 12/10/2025
- Avaliação da banca: 13/10 a 10/11/2025
- Divulgação dos vencedores: 14/11/2025
- Entrega da premiação: 02/12/2025
Os interessados devem submeter seus artigos pelo site oficial da ABDE. Podem participar pesquisadores, professores, estudantes, técnicos e profissionais de diferentes áreas que tenham interesse em discutir e propor soluções para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Brasil a partir da perspectiva do cooperativismo de crédito.
Reconhecimento e impacto
Além de ampliar a visibilidade dos autores e de suas pesquisas, o Prêmio ABDE-BID fortalece a integração entre teoria e prática. Ao estimular estudos aplicados, a premiação contribui para que as cooperativas aprimorem seus modelos de gestão, inovem em seus produtos e serviços e reforcem seu compromisso com o desenvolvimento regional.
Se você pesquisa ou atua na área de cooperativismo de crédito, essa é a oportunidade de mostrar seu trabalho, contribuir para o avanço do setor e fazer parte dessa rede de transformação.
Inscreva-se: https://abde.org.br/premio-abde-bid/
Fonte: Sistema OCB nacional