A entrega do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora foi realizada nesta quinta-feira (4), no Castro’s Park Hotel, e contou com a presença do presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, que representou o cooperativismo goiano. As prefeituras de Chapadão do Céu, Bela Vista de Goiás e Morrinhos foram destaque na cerimônia de premiação pelo reconhecimento de ações com forte atuação de cooperativas locais. O prêmio enaltece as boas práticas de políticas públicas realizadas pelos prefeitos(as) municipais.

O prefeito de Chapadão do Céu, Vinicius Terin, conquistou o primeiro lugar, na categoria Inclusão Social Produtiva, com o projeto da Coop-Recicla, considerada exemplo de gestão sustentável na região Sudoeste. A cooperativa de reciclagem sediada em Rio Verde também tem uma unidade na cidade e, em parceria com a Prefeitura Municipal, é a executora da ação.

O presidente da Coop-Recicla, Divino Teles, foi convidado pela Prefeitura de Chapadão do Céu para integrar o projeto chamado Lixo Zero. Com apoio do Sistema OCB/GO, a Coop-Recicla lançou, em fevereiro, a ação ‘Adote uma Ecobag’, no bairro Sol Nascente. O projeto inédito de coleta seletiva porta a porta entregou, de casa em casa, um kit sustentabilidade, contendo uma ecobag, um tambor para óleo de cozinha e dois galões (um para lixo orgânico e o outro para rejeitos que não são recicláveis).

“Quando você fomenta a cooperativa de reciclagem, aumenta a geração de emprego e renda e a dignidade do catador. O reconhecimento do Sebrae é muito importante porque a Prefeitura abriu as portas para a cooperativa e só chegamos nesse resultado com o apoio do Sistema OCB/GO, que nos deu condições para mostrarmos para a sociedade que o cooperativismo pode ser a solução de muitos problemas, inclusive transformar um catador de lixo em empreendedor”, agradeceu Divino.

“É uma satisfação ver um projeto do cooperativismo ser premiado em um trabalho ambiental tão importante. Esse prêmio tem tudo a ver com o cooperativismo, precisamos incentivar os prefeitos a trabalharem com esse modelo de negócio porque isso vai resultar em mais emprego e renda para as cidades”, disse o presidente do Sistema OCB/GO.

A prefeitura de Bela Vista de Goiás foi premiada em duas categorias: primeira colocada em Fomento ao Empreendedorismo Rural, com o projeto Festival da Mandioca, e segundo lugar, na categoria Turismo e Identidade Territorial. Os projetos foram liderados pela prefeita Nárcia Kelly, cooperativista da região do Cará, formada por produtores de mandioca da agricultura familiar, e fundadora da Cooperabs. O prefeito de Morrinhos e também cooperativista, Joaquim Guilherme Barbosa, levou para a cidade da região Sul de Goiás a premiação de segundo lugar, na categoria Compras Governamentais.

O Prêmio
Além de reconhecer boas práticas, a premiação do Sebrae estimula inovação, amplia as capacidades municipais e inspira novos projetos. Com os objetivos de melhorar o ambiente de negócios, fomentar o empreendedorismo e contribuir para o desenvolvimento territorial, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que está na 12ª edição, reconhece a capacidade administrativa de gestores públicos que implementaram projetos com resultados comprovados, incentivando o surgimento e o desenvolvimento de pequenos negócios e a modernização da gestão pública.

Goiás é o Estado com maior número de participantes do Centro-Oeste e está entre os dez Estados com maior número de inscritos. São 51 municípios participantes, que significam quase um quarto dos municípios goianos, concorrendo com 79 projetos em 9 das 10 categorias desta edição: Compras Governamentais; Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Empreendedorismo Rural; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial, Empreendedorismo na Escola; Sustentabilidade e Meio Ambiente e Cidade empreendedora.


Fonte: (com informações do Sebrae Goiás)