O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, recebeu, nesta terça-feira (10/9), o título de Cidadão Aparecidense, em solenidade realizada na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia. A propositura, de autoria da vereadora Camila Rosa, foi aprovada pela Casa.

“Sei que esse título não é só um reconhecimento pelo pouco que fiz até agora, mas do compromisso que assumo a partir desse momento com Aparecida de Goiânia. Um compromisso de trabalhar ao lado de cada um de vocês para garantir que essa cidade continue a ser um lugar de oportunidades de inclusão e de progresso”, ressaltou Luís Alberto, engenheiro civil natural de Itauçu e de atuação marcante no setor cooperativista em Aparecida.

Na cerimônia, Davi Nardi, diretor do Centro Marista Divino Pai Eterno (Cemadipe), em Aparecida de Goiânia, também foi honrado com o título de Cidadão Aparecidense. Luís Alberto sugeriu um futuro trabalho conjunto e uma visita ao Cemadipe, tendo em vista o viés social do cooperativismo.

Além de agradecer a homenagem, Luís Alberto destacou o crescimento do cooperativismo goiano e seu reflexo em Aparecida. O apoio à iniciativa no Estado deu origem ao Dia do Cooperativismo, no calendário oficial de eventos da cidade, que é comemorado anualmente no terceiro sábado de março. A criação foi uma resposta ao significativo crescimento do setor em Goiás, que viu o número de cooperativas aumentar de 260, em 2022, para 300, até julho de 2023, com um faturamento que ultrapassou os R$ 30 bilhões.

Apesar do notável crescimento, Luís Alberto mencionou que a grandeza de uma cidade não se mede apenas por seu crescimento econômico, mas que a verdadeira grandeza de Aparecida de Goiânia está em seu povo.

Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, recebe a homenagem da vereadora Camila Rosa. Foto: Sílvio Simões

Para a vereadora Camila Rosa, a concessão do título de Cidadão Aparecidense é merecida, uma vez que os homenageados dedicaram suas vidas ao progresso humano e social da cidade.  “Luís Alberto sempre acreditou que o verdadeiro desenvolvimento se dá em conjunto, com união de forças. Essa crença o levou ao cooperativismo. Sua liderança à frente da Sicoob Engecred e do Sistema OCB/GO transformou vidas. Sob sua gestão, o cooperativismo em Goiás floresceu, fortalecendo centenas de cooperativas e beneficiando milhares de cooperados e suas famílias.”

Felismar Martins, secretário de indústria e comércio de Aparecida, reforçou o crescimento da cidade e a participação de Luís Alberto e do cooperativismo nesse cenário. Segundo o secretário, o presidente da OCB/GO trabalhou para que a cidade recebesse a classificação de polo tecnológico e metalúrgico, o que muito contribuiu para o avanço do município.

Na semana passada (06/09), Luís Alberto Pereira também recebeu o Título de Cidadão Goianiense, em sessão solene realizada na sede do Sistema OCB/GO. A proposta, aprovada pela Câmara Municipal de Goiânia, é de autoria do vereador Denício Trindade.

Autoridades

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades. Entre elas, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha; os secretários municipais de Indústria e Comércio, Felismar Martins, e executivo da Economia, Paulo Borges; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Max Coelho; e o diretor executivo do Fórum Empresarial de Goiás Arthur Toledo.