Em visita ao Inovacoop Goiás, nesta sexta-feira (4/10), o candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, Professor Alcides, acatou a proposta de criar uma estrutura administrativa no governo municipal para cuidar da promoção e apoio ao cooperativismo. A sugestão faz parte do documento “Eleições 2024 – Cooperativismo como Instrumento de Transformação Socioeconômica”, que foi entregue ao candidato pelo presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.
O documento foi repassado a vários candidatos que concorrem às eleições neste domingo (6/10), para que o cooperativismo se torne parte das políticas públicas. Outra proposta sugerida pelo Sistema OCB/GO é levar o cooperativismo para dentro das salas de aula das escolas públicas municipais, ensinando crianças e jovens sobre seus princípios e valores.
O encontro também contou com a presença do secretário executivo de Economia e Parcerias de Aparecida de Goiânia, Paulo Borges, e do candidato a vereador de Goiânia, Norden Follador, que apresentou, na oportunidade, suas propostas para a melhoria da mobilidade urbana da capital.

Aparecida
A responsável pelo planejamento da campanha do Professor Alcides, Cristina Muniz, apresentou as propostas do candidato para incrementar o cooperativismo no município como a criação de duas cooperativas de reciclagem, a construção de uma usina de energia sustentável e a implementação de educação cooperativista nas escolas municipais.
O presidente da Casa do Cooperativismo agradeceu pelas propostas apresentadas e ressaltou que em Aparecida existem cooperativas dos ramos de reciclagem, agricultura familiar, crédito e reciclagem com amplo potencial de desenvolvimento. “O cooperativismo em Goiás já representa 10% do PIB goiano e precisamos muito do apoio da Prefeitura Municipal para fomentar o desenvolvimento do cooperativismo local. Já temos aprovada a lei do Dia do Cooperativismo na cidade, realizado pela primeira vez este ano no mês de março, e pretendemos continuar nos aproximando da comunidade aparecidense”, reforçou Luís Alberto.
Ao final do encontro, o candidato a prefeito assinou um Termo de Compromisso para apoiar as pautas do cooperativismo em uma futura administração municipal.