Em votação histórica na noite desta segunda-feira (19/06), a Câmara Municipal de Porangatu aprovou por unanimidade, com 12 votos favoráveis, o projeto de lei que institui o Dia do Cooperativismo como uma data comemorativa oficial no município da região Norte de Goiás. A apresentação do projeto de autoria do vereador Clodoaldo Santinelo contou com a presença de cooperados de diversas cooperativas locais, como a Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte Goiano (Coopermel). Ainda pendente de sanção pela prefeita municipal, Vanuza Valadares, a lei propõe a inclusão do Dia do Cooperativismo no Calendário Municipal Oficial de Eventos de Porangatu, a ser celebrado anualmente no dia 22 de maio.

Caso a lei seja sancionada, a realização do Dia do Cooperativismo de Porangatu será viabilizada por meio de parcerias público-privadas, envolvendo entidades representativas, cooperativas, instituições de ensino, associações e órgãos ligados ao setor produtivo. O evento contará com o apoio do Sistema OCB/GO. Durante a comemoração, serão promovidos seminários, workshops, palestras e outras ações que visam a promoção e valorização do setor cooperativista. Essas atividades serão realizadas pelo Poder Executivo, Legislativo, cooperativas e órgãos representativos do setor.
Dia de Cooperar
O principal objetivo do Dia do Cooperativismo é incentivar o desenvolvimento de uma cultura de cooperação, fundamentada nos valores e princípios do cooperativismo. Além disso, a data pretende enaltecer a cultura cooperativista e promover a visibilidade das boas práticas implementadas pelas cooperativas no município, bem como disseminar a importância da cooperação e dos produtos e serviços que as cooperativas oferecem para toda a comunidade.
Outro destaque dessa data é a homenagem aos representantes dos segmentos das cooperativas que se destacarem pelo espírito cooperativista, buscando constantemente novos caminhos e soluções, além de contribuírem para a criação de novos negócios e oportunidades, e para a melhoria das condições de trabalho e a geração de emprego e renda. Os homenageados receberão certificados em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, entregues pela Câmara Municipal e pelas entidades patrocinadoras do evento.
Para o presidente da Coopermel, José Renato Almeida, “a aprovação unânime desse projeto de lei demonstra o reconhecimento da importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social de Porangatu”.
Fonte: Coopermel