Na tarde do último sábado (3), o Sistema OCB/GO promoveu a 2ª Edição do Dia do Cooperativismo Mineiros, na Praça Tião da Nézia (Feira Coberta). O evento transformou o local em um centro de serviços e atividades comunitárias, com o apoio das cooperativas da região, entidades da sociedade civil organizada e a Prefeitura de Mineiros para beneficiar a população. Este ano, a programação atraiu cerca de 4 mil pessoas, dobrando o público do ano passado e contando com a participação de novas cooperativas, como a Coopercitrus e Creditag.
Reunindo as principais cooperativas da cidade como Sicoob Unicidades, Sicoob Mineiros, Sicredi, Comigo, Comiva, Unimed, Coopermin, Coopercitrus e Creditag, o Dia do Cooperativismo de Mineiros ofereceu uma gama diversificada de serviços e atividades. Entre eles estavam: doação e vacinação de pets; horta interativa; clínica financeira; serviços básicos de saúde; corte de cabelo; e brinquedos infláveis para as crianças.
Rosana dos Santos Machado, servidora pública municipal, aproveitou vários serviços. “Fui convidada por conhecidos de uma cooperativa e acabei conhecendo outras. Fui na clínica financeira do Sicoob Mineiros e lá eles esclareceram minhas dúvidas sobre a vida financeira”, disse. Aline Cristina Provin Siqueira, cooperativista da Comiva, comentou que veio pela segunda vez ao evento. “Acho importante a participação da comunidade. Aqui as pessoas podem ver que as cooperativas compartilham benefícios com a população, diferente das empresas mercantis.”
Lara Paiva, secretária municipal de Administração, representou a Prefeitura na abertura e destacou a importância da parceria com as cooperativas. “Essa parceria das entidades com o município acolhe pais e crianças, oferece atendimento à saúde, educação financeira e atende uma necessidade de lazer e diversão que a população tanto gosta”, disse.
Jubrair Gomes Caiado, superintendente do Sistema OCB/GO, ressaltou a relevância do evento para o desenvolvimento das comunidades. “Com essa iniciativa, podemos mostrar para a sociedade que o cooperativismo é o modelo socioeconômico mais justo e sustentável, que gera emprego, renda e qualidade de vida”, destacou. Com os números indicando o sucesso do evento, Jubrair expressou otimismo para as próximas edições.
Pablo Miranda, gerente da Coopercitrus em Mineiros, também comentou: “É interessante mostrarmos um pouco do que é a nossa cooperativa, trazer os cooperados e mostrar um pouco do nosso trabalho, que não é só vender, mas fomentar o crescimento econômico e sustentável na cidade.”
Jefferson Limonge, diretor de negócios do Sicoob Unicidades, destacou: “Muitos ainda não conhecem aquilo que o cooperativismo é capaz de promover. Quando temos momentos como este e conseguimos levar um pouco daquilo que somos, as pessoas começam a entender, se interessar e observar que nós somos a comunidade.”
Em um dia cheio de emoções, o Dia do Coop de Mineiros contou com a presença de um dos precursores do cooperativismo em Mineiros, o senhor Olvon Martins Carrijo, de 83 anos, que há mais de 50 anos foi um dos fundadores da primeira cooperativa da cidade, a Comiva, sendo também um dos fundadores da cooperativa de crédito Sicoob Mineiros.
“Os produtores enfrentavam dificuldades na época, produzindo só arroz. Com Mineiros crescendo, sentimos a necessidade de nos unirmos para fazer uma estrutura melhor. Fomos atrás de informações em cooperativas de outros Estados e fundamos a Comiva, que cresceu e hoje está em vários Estados brasileiros, promovendo o progresso na cidade na agricultura, na pecuária, refletindo em todo o comércio”, disse Olvon, expressando seu orgulho pela história cooperativista de Mineiros.