
O cooperativismo goiano consolidou sua trajetória de expansão ao longo de 2025, reafirmando-se como um dos pilares da economia do Estado. Segundo o Panorama do Cooperativismo Goiano 2025, o setor encerrou o período anterior com 666,4 mil cooperados, mas a estimativa do Sistema OCB/GO é que este número tenha superado a marca de 700 mil cooperados ao fim de 2025, impactando diretamente a vida de 2,5 milhões de pessoas. Em termos econômicos, as cooperativas goianas somaram ativos totais que representam cerca de 21% do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás.
Além do crescimento econômico e no número de cooperados, o ano foi marcado por uma atuação estratégica do Sistema OCB/GO em diversas frentes: articulação política, educação cooperativista, sustentabilidade e uma forte capilarização das ações por meio de eventos em todo o Estado, incluindo as 21 edições municipais do Dia do Cooperativismo, que beneficiaram mais de 76,5 mil pessoas. Ao todo, 26 municípios goianos já institucionalizaram a data em seus calendários oficiais.
Confira alguns dos principais marcos dessa trajetória, em 2025:
Janeiro
O mês iniciou com uma vitória na articulação política. Diante da ameaça de cobrança de ICMS sobre a energia solar fotovoltaica, o Sistema OCB/GO liderou uma mobilização junto ao Fórum Empresarial do Estado (FEE). A pressão resultou em uma sinalização positiva do governo estadual e, em seguida, na propositura de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no TJ-GO por líderes partidários, buscando a suspensão imediata da tributação.
Fevereiro
A internacionalização ganhou foco com uma missão comercial à Índia. Liderados pelo presidente Luís Alberto Pereira, representantes de cinco cooperativas do agronegócio realizaram uma série de reuniões com setores estratégicos indianos, que culminou na assinatura de um memorando de entendimento com a National Cooperative Union of India (NCUI).
Março
Em Brasília, a Assembleia Geral da OCB Nacional aprovou a criação do Ramo Seguros, uma expansão histórica para o setor. Foi lançado oficialmente o Dia de Cooperar (Dia C) Goiás 2025, convocando as cooperativas para planejarem suas ações sociais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O Comitê Elas pelo Coop promoveu a palestra “Mulheres que cooperam”, com a atriz Giovanna Antonelli, inspirando centenas de colaboradoras e cooperadas.
Abril
O 4º Fórum de Tecnologia e Inovação debateu cibersegurança e Inteligência Artificial, apresentando soluções como a plataforma Smartcoop. Na Tecnoshow Comigo, o estande do Sistema OCB/GO foi palco de palestras, gravação de podcasts e o projeto SementesCoop atendeu 829 crianças. Na Feinagro, em Mineiros, o estande repetiu o sucesso do SementesCoop com mais 650 jovens.
Maio
Na Agrotecnoleite Complem, em Morrinhos, o SementesCoop envolveu 1.400 crianças e adolescentes. Na 78ª Pecuária de Goiás, o estande do Sistema OCB/GO recebeu diversas autoridades e, por meio do SementesCoop, levou os princípios cooperativistas para outros 1.200 jovens.
Junho
A 6ª Fenacampi, em Campinorte, contou com o SementesCoop (500 participantes) e consolidou-se como polo de tecnologia no Norte do Estado. Comunicadores do setor cooperativista em Goiás participaram da Semana de Competitividade, em Brasília. Foi lançado oficialmente o Movimento Reciclar, uma aliança liderada pelo Sistema OCB/GO com meta ousada: elevar a taxa de reciclagem de Goiânia de 1,8% para 50% até 2033.
Julho
A 3ª Corrida do Cooperativismo reuniu cerca de 1.200 pessoas no Jardim Botânico. O Sistema OCB/GO conquistou a certificação Mental Health do selo Great Place to Work.
Agosto
O Fórum de Presidentes e Dirigentes foi realizado de forma regionalizada (Norte, Noroeste e Central), com metodologia da HSM Academy para fomentar a intercooperação. No Seminário Habitacional, foi divulgado que o ramo já investiu R$ 3 bilhões em empreendimentos em Goiás e lançada uma cartilha setorial. O mês foi encerrado com a celebração do Dia C Goiás 2025, que atraiu 6 mil pessoas ao Jardim Botânico para serviços gratuitos, lazer e a reforma do deque do lago.
Setembro
O Fórum de Presidentes e Dirigentes reuniu as cooperativas do Núcleo Nordeste e Entorno do DF. Dirigentes de cooperativas de crédito participaram de uma missão de capacitação executiva promovida pelo Sistema OCB/GO na Universidade de St. Gallen, Suíça, berço do modelo cooperativista que inspirou o Brasil.
Outubro
Foi realizado o 1º Coopcred – Seminário das Cooperativas de Crédito de Goiás, que elaborou uma Carta de Intenções para o congresso nacional de 2026, o Concred. Na solenidade da Comenda do Mérito Cooperativo, receberam a honraria o vice-governador Daniel Vilela, o ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto e o pioneiro Lajose Godinho. Após demanda do Sistema OCB/GO, o governo estadual reduziu a alíquota de ICMS sobre a borracha natural de 19% para 12%, beneficiando produtores.
Novembro
Foi realizada a segunda edição do CoopsParty Summit 2025, o maior evento de inovação do cooperativismo no País. A final do programa de inovação GO!Coop 3 consagrou a equipe ClimaCoop, da cooperativa Comigo, com uma solução que usa previsão climática para análise de crédito rural.
Dezembro
O 11º Encontro de Comunicadores (Coomunica) debateu reputação e relacionamento com a imprensa. Foi realizada a premiação dos vencedores do 4° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo. Um passo importante foi dado com o lançamento do Selo de Conformidade Cooperativista para Agricultura Familiar, certificando as cinco primeiras cooperativas: Cooperaçafrão, Cooperbelgo, Coopermin, Coparpa e Floryá.