A titular da recém-criada Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF), Maria Caroline Fleury de Lima, conheceu a Casa do Cooperativismo Goiano, nesta terça-feira (16). Na visita institucional, a secretária foi recebida pelo presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, e pelo coordenador de Relações Institucionais, Diogo Oliveira. Foram discutidas, na oportunidade, possibilidades de parcerias da entidade representativa das cooperativas goianas com o órgão que vai atender as cidades do Entorno do Distrito Federal na área de desenvolvimento de potencialidades e atenção às dificuldades como infraestrutura, transporte e saúde. 

Segundo Luís Alberto Pereira, o encontro foi muito oportuno já que a atuação do Sistema OCB/GO nos últimos anos tem sido realizada de forma regional, por meio dos Núcleos Cooperativos Regionais criados para atender as demandas das coops em todo o Estado.

“Na área de geração de empregos pode contar com toda nossa estrutura, é o nosso papel institucional levar condições de desenvolvimento para as cidades onde estão localizadas as cooperativas”, ressaltou o presidente.  

Frente Parlamentar

Além do apoio para formação, capacitação e atendimento institucional, o Sistema OCB/GO também conta com o suporte da estrutura política para atender as cooperativas locais por meio de emendas parlamentares de interesse das coops. “Vamos conhecer e trazer as demandas das pequenas cooperativas que precisam do nosso apoio”, solicitou Luís Alberto, que colocou a estrutura do Núcleo Cooperativo Nordeste do Sistema à disposição da secretária. 

Laços cooperativos

Considerando a região do Entorno representativa para criação de emprego e renda na economia do Estado, a parceria pretende desenvolver ações e projetos com foco no avanço regional.

“A ideia é estabelecer laços para nos ajudar. Saio daqui muito animada porque o desenvolvimento regional do Entorno passa necessariamente pelas cooperativas. Com tudo o que o presidente Luís Alberto nos ofereceu tenho certeza que será uma parceria de sucesso”, avaliou Maria Caroline. 

Uma iniciativa conjunta deve ocorrer no início do mês de junho quando o Sistema OCB/GO irá realizar um evento para as cooperativas, em Cristalina (GO), com objetivo de ouvir as principais demandas das coops da região como a participação na Rota da Fruticultura, moradia e transporte.  

A secretária ainda reforçou a importância de fortalecer a presença do Estado nessa região que está próxima do DF, mas que também faz parte de Goiás.

“Não é o local do ‘nem Goiás, nem DF’, pelo contrário, é Goiás, e o presidente da OCB/GO foi muito parceiro colocando sua equipe à disposição para trabalharmos nesses municípios. Vamos gerar emprego e renda porque é isso que precisamos para o Entorno”, revelou a secretária de Estado.