Para disseminar a essência do cooperativismo, o SESCOOP/GO realiza nesta terça-feira (26), em sua sede, no Jardim Goiás, uma sessão do projeto do Sistema OCB nacional, DNA Cooperativo. A turma foi formada por analistas dos Núcleos Regionais do Sistema e analistas da Coordenação de Desenvolvimento de Cooperativismo da OCB/GO, além de representantes de cooperativas convidadas.
Leylle Dantas, coordenadora de Desenvolvimento Humano de Cooperativas do SESCOOP/GO, explica que o treinamento é um projeto piloto da nacional, inspirado no DNA Sicoob. “Visa conectar o propósito individual dos participantes ao cooperativismo, nivelar conhecimentos sobre valores e princípios cooperativistas e gerar engajamento como embaixadores do movimento”, pontua Leylle.
Para o falicitador Fábio Santos Procópio, a ideia do DNA é que não seja um treinamento, uma aula, mas um momento para que todos tragam a sua experiência com o cooperativismo. “Mesmo se você está no cooperativismo há 20 anos ou há 5 meses. A gente entende que o cooperativismo, se você não tem o seu porquê, você precisa estar conectado, de fato, a esse Sistema que hoje é mundial, e que tem números de impacto”, revela Fábio.
A turma participa durante todo o dia de atividades baseadas em reflexões, dados e informações sobre a história do cooperativismo no Brasil e no mundo. Toda a programação é conectada com o propósito das pessoas. “Queremos que elas saiam daqui e se tornem multiplicadoras dessa experiência, levando para as cooperativas e para a comunidade. Que a gente, de fato, consiga levar essa mensagem do cooperativismo de uma maneira em que as pessoas se conectem à essa história e seus propósitos”, esclarece o facilitador.