Desde a terça-feira (11), os usuários do WhatsApp no Brasil podem usar o aplicativo para fazer pagamentos a pequenas empresas. Para realizar compras, o usuário precisa ter um cartão de débito, crédito ou pré-pago emitido por uma das instituições participantes, dentre elas, as cooperativas de crédito Sicoob e Sicredi.
Pizzarias, farmácias, mercados, papelarias e pequenas lojas de roupa estão entre os vários negócios que já aceitam pedidos por WhatsApp, mas o recurso está sendo liberado gradativamente às empresas. Nesta fase inicial, somente algumas delas têm acesso à modalidade. A novidade está disponível somente no Brasil.
Cadastro
Para cadastrar o cartão, basta abrir as configurações do WhatsApp e, em Pagamentos, adicionar uma forma de pagamento. As empresas interessadas devem usar o WhatsApp Business e vincular a conta a um parceiro de pagamento compatível, como Cielo, Mercado Pago ou Rede. Depois disso, é só criar um pedido para receber o pagamento de um cliente.
De acordo com o WhatsApp, os números dos cartões cadastrados são criptografados e armazenados de forma segura. Para cada transação, o usuário tem que informar um PIN (código personalizado) de pagamento.
O WhatsApp não faz cobranças de taxas para os usuários ou as empresas participantes. No entanto, taxas poderão ser cobradas das empresas pelos parceiros de pagamento.
(Com informações do Whatsapp e Tecnoblog)