
As cooperativas Sicoob UniCentro Br e Unimed Goiânia unem-se, mais uma vez, para apoiar a realização do festival Bon Odori, que chega à sua 23ª edição em 2025, nos próximos dias 22 e 23 de agosto, no Clube Kaikan, em Goiânia. O evento é um dos mais tradicionais da cidade e traz uma programação de música, dança, culinária e artes para homenagear a cultura japonesa.
Neste ano, o festival traz o tema “Arigatou, Brasil. Obrigado, Japão”, para comemorar os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre os dois países, que marcou o início de uma longa história de intercâmbio cultural e econômico e que culminou na formação da maior comunidade japonesa fora do Japão no Brasil.
Promovido pela Associação Nipo-Brasileira de Goiás, em correalização com a Embaixada do Japão no Brasil e a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), o festival também promove a solidariedade por meio da “meia-entrada solidária”. A doação de 1 kg de alimento não perecível garante metade do valor do ingresso. As doações serão destinadas a famílias em vulnerabilidade social e instituições filantrópicas, como forma de reforçar as ações socioambientais das cooperativas. Além disso, as duas coops disponibilizarão um estande compartilhado, com espaço instagramável, ornamentado com a temática do evento.
Diogo Mafia Vieira, diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, comemora o apoio ao evento que reconhece a herança cultural, enriquece o País e amplia a pluralidade, uma marca da formação do povo brasileiro. “Festejar a amizade e a memória que proporcionaram o fortalecimento desses vínculos sociais entre os dois países, é uma forma de demonstrar gratidão por essa conexão já incorporada à nossa realidade. Esses momentos estimulam a harmonia social, o que vai ao encontro dos nossos princípios cooperativistas, em especial, do interesse pela comunidade”, pontua.
Já o diretor de mercado da Unimed Goiânia, Frederico Xavier, ressalta que o Bon Odori é um exemplo de como a cultura pode aproximar as pessoas. “Eventos como este fortalecem laços, valorizam a diversidade e mantêm vivas tradições que enriquecem nossa cidade. É uma alegria apoiar uma celebração que une comunidades e preserva a história, ao mesmo tempo em que promove integração e respeito”, afirma. O festival será transmitido ao vivo pelo YouTube, no canal oficial da Embaixada do Japão no Brasil, e a expectativa é receber cerca de 8 mil pessoas nos dois dias de evento.
Fonte: Kasane