Dados recentes de pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC) registram crescimento na modalidade de consórcio para investimentos financeiros, no 1º semestre de 2024. Na comparação com igual período do ano passado, houve um aumento de 5,5%. Com isso, os primeiros meses do ano alcançaram recorde histórico, pela evolução no total de adesões e pelo incremento no valor do tíquete médio, o que possibilitou ampliação no volume dos créditos comercializados e em participantes ativos. Seguindo esta tendência, em comparação ao mesmo período do ano passado, o Sicoob UniCentro Br registrou crescimento de 9% em volume de crédito contratado, considerando todas as modalidades de consórcio oferecidas.
O segmento de maior destaque foi o de bens duráveis que, embora tenha sofrido retração no cenário nacional, na cooperativa financeira registrou uma variação de 250%, em relação ao período analisado. Isso porque a instituição implementou novas estratégias de vendas às agências, com foco nos segmentos com pouca adesão e volume contratado em 2023. A cooperativa financeira também alcançou resultado positivo no segmento de serviços, que cresceu 43% no período analisado, e 16% no setor de automóveis – aumentos na procura pelo produto consórcio que podem estar relacionados à ampliação da oferta e flexibilidade dos planos, que agora atendem a uma variedade maior de objetivos.
De acordo com o economista-chefe do Sicoob UniCentro Br, Luís Vivanco, a crescente procura pelo consórcio no Brasil tem sido impulsionada por uma série de fatores econômicos e financeiros. “Um dos principais motivos é a atratividade de algumas dessas modalidades como alternativas a financiamentos tradicionais, principalmente devido à isenção de juros e à possibilidade de planejamento financeiro mais seguro e controlado”, afirma. Neste sentido, Vivanco observa que essa confiança pode ser vista na escolha desses investimentos pelos cooperados e no volume expressivo de crédito contratado via consórcio, que superou a média nacional e obteve resultado positivo, mesmo nos segmentos em que se observou retração no cenário brasileiro.
Fonte: Kasane