O número de mulheres empreendedoras vem crescendo no Brasil e chegou a uma marca histórica segundo a pesquisa divulgada pelo Sebrae. De acordo com o estudo realizado com base nos dados do IBGE o percentual de empreendedoras em relação ao total de negócios chegou a 34,4% em 2022. Estas mulheres decidiram tomar as rédeas da sua vida financeira e hoje fazem parte ativamente da economia nacional. Pensando em valorizar suas parceiras empreendedoras e incentivar seu crescimento, a Sicredi Planalto Central promoveu iniciativas através do Comitê Mulher e projeto Empreender é com Elas.

A Sicredi Planalto Central enxerga e vem de encontro com elas para potencializar a força que mostram ao empreender. Através da iniciativa do Comitê Mulher, a cooperativa promoveu em outubro o encontro das associadas de Cristalina (GO), e também participou do Summit Mulher em Campo Grande (MS). Segundo a assessora de desenvolvimento do cooperativismo, Amanda Wolschick, o objetivo é alavancar os negócios das membras e contribuir com o desenvolvimento do empreendedorismo local.

O quarto encontro do programa Comitê Mulher de Cristalina (GO), aconteceu no dia 23 de outubro, no Hotel Cata Vento. Dentre as principais discussões estiveram o empreendedorismo digital, os processos decisórios e a gestão de recursos. A cooperativa disponibilizou mecanismos para que as mulheres presentes desenvolvam sua capacidade de pensar de forma não linear e multidisciplinar. Estimula também o pensamento criativo, sistêmico, gestão de informação e de metas e como definir objetivos. “Entre os principais motes do projeto estão formar, orientar e estreitar o vínculo entre as membras e a cooperativa”, revela Amanda.

No Summit Mulher, que foi realizado em Campo Grande (MS), o tema era ‘O protagonismo feminino rende um mundo melhor’. Dez mulheres entre conselheiras, membras do comitê e colaboradoras, mergulharam em uma programação que contemplou o poder da voz de cada empreendedora e a importância de lideranças femininas no mundo empresarial. O evento as levou por um passeio pela jornada histórica do papel da mulher na sociedade e sobre como fortalecer suas conquistas ao longo do caminho.

O Sicredi Planalto Central já supera a marca de aproximadamente 30% de mulheres associadas e tem, portanto, um olhar especial para esse público que sempre soma à marca. Os projetos, além de ter como objetivo alavancar e desenvolver as habilidades dessas mulheres, visa contribuir com sua vida financeira e empresarial. As iniciativas, oportunizam às cooperadas, a partir das vivências individuais, inspirar outras mulheres em seus projetos pessoais ou de empreendedorismo.

Fonte: Assessoria de imprensa Central Sicredi Brasil Central