O Sistema OCB/GO vai apoiar a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) no combate à dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Na segunda-feira (22), o superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado, participou de uma reunião juntamente com o secretário da pasta, Sérgio Vencio; e o superintendente de Planejamento da SES, Rasivel dos Santos. Participaram também o Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás (SIC), Joel Sant’Anna Braga e representantes de entidades do Fórum das Entidades Empresariais de Goiás (FEE), do qual a OCB/GO faz parte.
As entidades presentes na reunião vão mobilizar seus públicos em uma grande campanha de arrecadação de doações. “Vamos pedir o apoio de nossas cooperativas e juntos ajudaremos os municípios goianos, principalmente, com doações de água potável e soro fisiológico. Estes são insumos fundamentais para reduzir os casos de mortalidade causados pela dengue”, explica Jubrair Gomes.
“O Governador Caiado convidou as entidades empresariais para ajudar os municípios com água, com soro, com tendas, com estruturas que vão ajudar a população, uma vez que a crise da dengue já está instalada em vários municípios do Estado e agora a preocupação é cuidar da assistência desses pacientes”, afirmou Joel Braga, acrescentando que a Adial Log já conseguiu 20 mil garrafas de água Marisa, que serão distribuídas para os municípios.
O superintendente de Planejamento da SES, Rasivel dos Santos, destacou que os gabinetes de crises, instalados nos municípios, serão os centros de informações e decisões do enfrentamento às arboviroses. “Vamos monitorar informações e acompanhar situações que necessitam de intervenção. Vamos correr atrás de suprir de material de insumo. Então tudo isso é gerenciado no gabinete de crise e quanto mais gabinetes montados nos municípios, e informações a gente tiver, melhor a gente vai poder trabalhar”, afirmou.
Adote a Saúde
A doação por sociedades empresariais e organizações da sociedade civil para instituições de saúde, sem que o Estado abra mão da gestão da unidade, é possível por meio da Lei Nº 222.409, de 20 de novembro de 2023, que institui a Política Estadual Adote a Saúde. O projeto prevê que sociedades empresariais e organizações da sociedade civil possam “adotar” instituições de saúde, sem que o Estado abra mão da gestão da unidade.
A participação pode ocorrer da seguinte forma: doação de equipamentos e materiais pertinentes, reforma e conservação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), realização de benfeitorias e outras ações que contribuam para a melhoria da infraestrutura da rede de saúde. A lei autoriza o poder público a firmar convênios, termos de cooperação ou outros instrumentos congêneres previstos na legislação com as pessoas jurídicas interessadas na “adoção”. Uma empresa pode adotar mais de uma Unidade Básica de Saúde.
Fonte: com informações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás