O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira e o superintendente, Jubrair Gomes, recebem o professor Jônathas Silva (ao centro)

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, recebeu a visita do professor de direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ex-secretário de Segurança Pública de Goiás, Jônathas Silva, na tarde desta quarta-feira (25). Dentre os assuntos tratados, a possibilidade de criar a disciplina de Direito Cooperativo no curso de Direito Agrário, atualmente ministrado pela Faculdade de Direito da UFG.

No início de janeiro, o Sistema OCB/GO, por meio do SESCOOP/GO, abriu inscrições para o curso de pós-graduação em direito cooperativo e todas as 45 vagas já foram preenchidas. A certificação será concedida pela Associação Paranaense de Cultura da PUC (PR). As aulas devem começar em março. O professor Jônathas Silva elogiou a iniciativa. “Primeiro, eu acho importante essa aproximação com o sistema educacional e também com promoção de cursos superiores aqui. Uma pós-graduação em direito cooperativo é muito importante”, comenta.

Salas

Jônathas Silva também apontou outros caminhos que o cooperativismo goiano pode seguir para levar ainda mais o modelo de negócios para as salas de aulas de universidades e escolas. “O que se pode fazer eu acho que é uma proposta ao Conselho Estadual de Educação e também aos conselhos municipais para criar de forma transversal uma matéria referente ao cooperativismo. E além do mais estabelecer também um relacionamento com a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás. Porque lá tem um curso de Direito Agrário. Eu acho muito importante nesse curso ter uma disciplina de Direito Cooperativo. Isso é fundamental”, avalia.

Durante a visita, o professor conheceu, juntamente com o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, a sede da OCB/GO, do SESCOOP/GO, inclusive, o Espaço Inovacoop Goiás. “Vocês aqui têm uma estrutura excelente. Está até parecendo mais uma escola”, elogiou.