O Sistema OCB/GO vai formular um documento com demandas das cooperativas goianas que podem se candidatar a receber recursos federais via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O assunto foi tratado durante uma reunião na tarde de segunda-feira (13), entre o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira e o superintendente regional da Codevasf em Goiás, Abelardo Vaz Filho. A reunião contou também com a participação do coordenador de relações institucionais do Sistema OCB/GO, Diogo Oliveira e do Coordenador de Desenvolvimento de Cooperativas da OCB/GO, Carlos Matos.

O objetivo do encontro, realizado na sede da Codevasf, em Goiânia, também serviu para que o Sistema OCB/GO tomasse conhecimento dos projetos da Companhia, incluídos os recursos financeiros e maquinários que podem ser acessados pelas cooperativas.

Só em 2022 foram doados maquinários em um montante equivalente a R$ 502 mil para oito cooperativas. A ideia é expandir esses números. Cooperativas de vários ramos poderão ser beneficiadas pelos recursos direcionados pela Codevasf, como do Agro, Trabalho e Rciclagem, por exemplo. De acordo com Diogo Oliveira, a partir de agora, o Sistema OCB/GO vai entrar em contato com as cooperativas para receber as suas demandas e direcioná-las em um documento para a Codevasf. “Depois, em um segundo momento, a nossa ação será de sensibilização de deputados federais da bancada goiana para que possam direcionar emendas para as cooperativas daqui e esses recursos serem repassados via Codevasf”, explica.

A Codevasf, por força da Lei nº14.053, de 2020, atua em todos os municípios de Goiás. Atua, portanto, nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Tocantins, bem como nas demais bacias localizadas na sua porção meridional, que abrange a bacia do rio Paranaíba e afluentes.