Após solicitação do Sistema OCB/GO, o deputado estadual Amauri Ribeiro (União Brasil) destinou uma Emenda Parlamentar, no valor de R$ 117 mil, para o Projeto de Mandiocultura da Cooperativa dos Produtores Rurais do Assentamento Bacuri (Coopraba), no município de Uirapuru, Norte do Estado.
Nesta terça-feira (23), uma equipe da Casa do Cooperativismo Goiano esteve na Assembleia Legislativa para entregar um ofício ao deputado, em agradecimento ao destino desses recursos à cooperativa do ramo da agricultura familiar. Participaram do encontro o gerente de Desenvolvimento de Cooperativas da OCB/GO, Diogo Oliveira, os analistas da OCB/GO, Emanuell Lopes e Izabelle Menezes, e o analista do SESCOOP/GO, Rodolfo Prado. (foto)
Representação- Diogo Oliveira explicou que a atuação da OCB/GO é tentar convencer os parlamentares sobre a importância do modelo cooperativo para o desenvolvimento do Estado e, principalmente, para a agricultura familiar. As cooperativas desse ramo dependem muito de recursos para se consolidarem no mercado, que é bastante significativo. “O deputado Amauri Ribeiro é um parceiro do cooperativismo, tem projetos que são muito importantes para a agricultura familiar e esperamos, por meio de novas parcerias, também receber outros apoios e participações de recursos do nosso Estado para fortalecer ainda mais o agronegócio e o nosso modelo cooperativo de negócio”, ressaltou.
Os cooperados da Coopraba também puderam participar da reunião de maneira virtual, por meio do aplicativo Zoom, e agradeceram ao parlamentar em seu gabinete. O presidente, Ronair Xavier Pissarro, declarou que esses recursos podem mudar a vida dos cooperados. “Vamos conseguir montar nossa Casa de Farinha. Vai ser um passo muito importante para nossa cooperativa porque vai nos dar emprego e renda. Como já temos o mandiocal, vai ser muito útil para os produtores do Assentamento Bacuri”, agradeceu o presidente da cooperativa.
O projeto
O objetivo da cooperativa é viabilizar a comercialização dos seus produtos e trazer qualidade econômica e social aos cooperados. Com os recursos públicos, serão comprados equipamentos para o processamento de mandioca e realizadas reformas e adequações no galpão da Coopraba. Com esse investimento, a coop pretende atender cerca de 400 produtores da região, tendo como propósito a melhoria da qualidade de vida, aumentando a produção, a geração de empregos diretos e indiretos e a distribuição de renda. A expectativa é alcançar a produção de 150 toneladas de mandioca ao mês, excedendo a atual de 1 tonelada de farinha e 700 quilos de polvilho.