Foi iniciada nesta segunda-feira (8), a 21ª Tecnoshow Comigo, em Rio Verde. Na abertura, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, destacou a pujança dos números do agro em Goiás para a economia do País, que é o maior exportador mundial de soja, açúcar, carne bovina, milho, carne de frango, suco de laranja, celulose e fumo. “A Tecnoshow Comigo é a expressão da grandeza do agronegócio brasileiro”, comentou.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, também participou da abertura da 21ª Tecnoshow. Em seu pronunciamento, ele disse que é preciso coibir a “onda” de recuperações judiciais, que chamou de “indiscriminada e predatória”. Fávaro reconheceu que o instrumento é legítimo. No entanto, defendeu que deve haver “respeito com o crédito” e que a recuperação não deve incluir todos os compromissos que o produtor rural tem para saldar.

“Ato cooperativo não pode entrar em recuperação judicial. A cooperativa nada mais é do que o associado pessoa física representado por pessoa jurídica. Por que a cooperativa entrar na recuperação judicial?”, questionou. “Alienação fiduciária não pode entrar na recuperação judicial, nem a CPR. No mais, tudo bem. É legítimo”, acrescentou, dizendo que o governo está disponível para auxiliar os produtores na negociação de seus passivos.

Durante a solenidade de abertura da Tecnoshow Comigo 2024, o governador Ronaldo Caiado transferiu, de forma simbólica, a capital de Goiás para Rio Verde. “Na Tecnoshow vamos encontrar ciência, pesquisa e respeito ao meio ambiente. Rio Verde se tornou referência nacional. Investimos R$ 500 milhões em Rio Verde com a obras de infraestrutura por meio do Fundeinfra. Metade do que o Fundeinfra arrecadou até o momento”, ressaltou em sua fala.

Estande

O Sistema OCB/GO participa da Tecnoshow Comigo com um estande onde é oferecido aos visitantes um minicurso de introdução ao cooperativismo do projeto SementesCoop, com emissão de certificado e entrega de brindes para crianças, jovens e adultos. O Sistema OCB/GO espera atender cerca de 2 mil jovens ao longo dos quatro dias de feira.

Outra atração do estande é a gravação de vídeo em 360 graus, para os visitantes postarem nas redes sociais como lembrança da Tecnoshow 2024. O estande da Casa do Cooperativismo Goiano na feira também atende as pequenas cooperativas, abrindo espaço para que elas possam oferecer seus produtos e serviços.

Neste ano, de 8 a 12 de abril, o estande do Sistema OCB/GO na Tecnoshow estará localizado em frente ao espaço oficial da Comigo e ficará aberto ao público durante todos os dias do evento.