O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, foi empossado na sexta-feira (5), na sede do SESCOOP/GO, em seu segundo mandato à frente da instituição, após ser reeleito por unanimidade no processo eleitoral realizado no dia 21 de março. Em seu discurso de posse, Luís Alberto anunciou como meta aumentar o faturamento do cooperativismo goiano dos atuais R$ 21 bilhões para R$ 50 bilhões e elevar o número de cooperados dos atuais 400 mil para 600 mil, até 2027.

“São metas ousadas, pois cada cooperativa vai ter que ir além de dobrar o seu faturamento, mas nós conseguiremos, pois tenho certeza de que continuaremos juntos, temos força, fé e, sobretudo, porque somos coop”, disse o presidente reeleito, na solenidade prestigiada por lideranças do setor cooperativista, empresarial e político de Goiás.

Luís Alberto agradeceu todos os dirigentes de cooperativas, membros dos conselhos de Administração e Fiscal da OCB/GO e SESCOOP/GO pelo apoio. “Nesses próximos quatro anos, queremos continuar fazendo o que está dando certo e focar em projetos que se mostraram importantes, seja pelo potencial de desenvolver o cooperativismo, seja pela necessidade de acompanharmos as transformações ou pela sua importância social. São exemplos o programa Dia do Cooperativismo Itinerante e os Núcleos Regionais Cooperativos, para descentralizar e fomentar o desenvolvimento do cooperativismo em todo o Estado”, ressaltou.

Trabalho realizado
Ao longo dos últimos quatro anos, o Sistema OCB/GO colecionou uma série de conquistas. De 2019 a 2022, o número de cooperativas registradas aumentou em 32%, chegando ao total de 289. A quantidade de cursos e treinamentos ministrados subiu 118% e o público atendido pelas ações de formação profissional teve alta de 348%, num total de 131 mil pessoas atendidas em quatro anos.

A OCB/GO firmou importantes parcerias com o governo estadual e prefeituras de diversas cidades, ampliando o conhecimento e a força do cooperativismo no Estado. O grande marco foi a publicação da Nova Lei Estadual do Cooperativismo, que atualiza e avança nas políticas de desenvolvimento das cooperativas. Em Goiânia e em pelo menos outras seis cidades do interior foram aprovadas leis que instituem datas de celebração ao cooperativismo.

Entre várias outras conquistas, a instituição também passou a integrar o Fórum Empresarial de Goiás e tomou posse, oficialmente, como vogal da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), além de passar a ocupar uma cadeira no Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás.