A cerimônia de lançamento do Selo de Conformidade Cooperativista foi realizada nesta sexta-feira (15), no Inovacoop Goiás, na sede da OCB/GO. O certificado inédito tem como foco o aperfeiçoamento da gestão de 18 cooperativas do ramo trabalho, voltadas para atenção à saúde humana. Objetivo também é garantir a capacitação dos profissionais e avaliar se a gestão das cooperativas atende aos princípios do cooperativismo e a legislação vigente no Brasil. 

“Essa é uma certificação importante para conferir às cooperativas que prestam serviço na área de saúde, sejam enfermeiros, radiologistas, home-care e outros, possam ter a possibilidade de seguir a legislação cooperativista. Temos aqui convidados importantes como o Ministério Público e o Procon. Vamos dar condições para que essas cooperativas se profissionalizem, cumpram a legislação e possam ter acesso ao mercado”, afirmou o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.

Também marcaram presença no lançamento, autoridades como o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Alpiniano do Prado Lopes, o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Alves Cornélio e o representante do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, José Gilmar Carvalho de Brito. Ao final, os presentes assistiram a uma palestra do especialista em Gestão Estratégica das Organizações e assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela. 

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Alpiniano do Prado Lopes, elogiou o protagonismo do Sistema OCB/GO para solucionar a questão das cooperativas que atuam no setor. “Vemos que a OCB/GO quer acertar, está buscando a conformidade das suas cooperativas.Isso pro Ministério Público (MP) é muito importante, saber que elas querem agir dentro da lei e, assim, o MP está aqui para colaborar”, afirmou.

Alpiniano do Prado Lopes

O evento contou com palestra de Geraldo Magela da Silva, membro do conselho da Ocemg e um dos formuladores da Lei 12.960. “O selo de conformidade vai aferir a aplicação de princípios e modelos de governança alinhados com a nossa legislação e valores. Por isto ele é muito bem vindo”, afirmou.

As etapas para as cooperativas da área de atenção à saúde humana terem a certificação são as seguintes: registro na OCB/GO, Identidade Cooperativa (aplicação e validação do diagnóstico), capacitação em Educação Cooperativista, requisitos complementares aplicáveis à Lei 12.690/2012, apoio do Sistema OCB/GO para possíveis adequações e Termo de Compromisso com a manutenção dos critérios.

É o segundo Selo de Conformidade do Sistema OCB/GO. O primeiro, lançado no ano passado, teve como alvo as cooperativas habitacionais em Goiás, em parceria com as entidades do Fórum Goiano de Habitação. Trata-se do Selo de Conformidade Cooperativista de Habitação, uma certificação pioneira no Brasil, que reconhece as cooperativas habitacionais regulares e proporciona maior segurança aos compradores e investidores de imóveis no Estado. Os primeiros selos forem entregues no final de 2022 para as cooperativas Maison Verte, Haus Mitre e Vigore. Outras cinco cooperativas habitacionais estão em fase final de avaliação para também receberem o selo do Sistema OCB/GO.