Em um cenário de crescente digitalização, quatro cooperativas goianas deram um salto significativo em sua gestão e comunicação durante o segundo semestre de 2025, graças ao Programa Transformação Digital, uma iniciativa desenvolvida pelo Sistema OCB/GO em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi – Goiás (IEL-GO). O objetivo do projeto foi ofertar aperfeiçoamento na gestão, capacitação e soluções inovadoras, fortalecendo a competitividade das cooperativas no mercado.
As cooperativas participantes foram a CoopCircular, Cooperiachinho, Cooperfor e Coomaju. Elas foram selecionadas, por meio de edital, com base em critérios que priorizaram aquelas com menor grau de desenvolvimento digital, como ausência ou baixa atividade nas redes sociais. Cada uma pôde escolher duas soluções tecnológicas, implementadas entre julho e dezembro de 2025, com acompanhamento especializado de consultores do IEL.

A CoopCircular, por exemplo, ganhou um site institucional moderno e responsivo (https://coopcircular.com.br/), além de um planejamento estratégico para gestão de redes sociais. Já a Cooperiachinho investiu na construção de uma identidade visual fortalecida e em técnicas de gestão de mídias digitais. A Cooperfor também recebeu nova identidade visual e um site institucional (https://cooperfor.com.br/), enquanto a Coomaju focou em gestão de redes e tráfego pago, com campanhas voltadas para captação de leads e maior visibilidade. (@coomaju_jussara)
De acordo com Letícia Carvalho, analista de Inovação no Sistema OCB/GO, o programa é fundamental para apoiar cooperativas de pequeno porte na entrada e consolidação no ambiente digital. “O impacto é muito claro, porque elas passam a entender melhor o mercado digital, se desenvolvem com mais segurança e se tornam mais competitivas em um mercado que, hoje, é totalmente digital”, comenta.
Resultados
Os resultados foram mensuráveis. A Cooperiachinho, que partiu de 14 pontos no diagnóstico inicial de maturidade digital, alcançou 28,42 pontos, atingindo o Nível 2 de desenvolvimento. A Cooperfor evoluiu de 23 para 44,33 pontos, consolidando processos internos e presença digital. A CoopCircular registrou crescimento de 34,42 para 42,25 pontos e recebeu um site completo com 11 páginas, blog integrado e ferramentas de contato.
O presidente da Cooperiachinho, José Maria Cunha, ressaltou o impacto positivo do programa. “Foi um divisor de águas para nossa cooperativa. Com as ferramentas e conhecimentos adquiridos, modernizamos processos, melhoramos a comunicação com os associados e aumentamos a eficiência operacional. A mudança foi significativa”, disse.
Além das entregas tecnológicas, as cooperativas participaram de capacitações sobre WhatsApp Business, Google Meu Negócio, Inteligência Artificial, produção de vídeos mobile e tráfego pago, sempre com foco em aplicação prática e sustentabilidade dos resultados.
