
O Sistema OCB/GO participou, nesta sexta-feira (26), da solenidade de entrega de caminhões de coleta seletiva a dez municípios goianos, ação integrante do programa Recicla Goiás, da Secretaria de Estado da Retomada. Mais do que prestigiar a chegada dos veículos, a entidade assume, a partir de agora, um papel estratégico na consolidação das cooperativas beneficiadas, com atuação direta no fortalecimento da gestão e na abertura de novos mercados.
A entrega da frota representa um marco para as cooperativas de reciclagem, que passam a contar com estrutura para expandir sua atuação. As cooperativas beneficiadas estão em processo de registro no Sistema OCB/GO. Para o gerente-geral da OCB/GO, Victor Rios, o momento é de virada. “Dez cooperativas sendo contempladas com caminhões facilita e dá expansão de mercado para as nossas cooperativas de reciclagem”, afirmou.
Victor destacou que o foco total da entidade, daqui em diante, estará no aperfeiçoamento administrativo e na sustentabilidade dos grupos. “Agora entra justamente o ponto de atuação do Sistema OCB/GO, que é a parte de gestão, fazer a ampliação de mercado, fazer o desenvolvimento. Junto com a Secretaria de Retomada e o Governo do Estado de Goiás, pode ter certeza de que a gente fortalece o setor”, concluiu.
O programa Recicla Goiás segue um rito estruturado antes que cada município receba o caminhão. Em parceria com as prefeituras, a Secretaria da Retomada atua no encerramento dos lixões, na garantia de moradia e dignidade para as famílias que trabalhavam nesses locais e na regularização das cooperativas. Somente após essas etapas, os grupos passam a ter direito ao veículo.
O titular da Secretaria da Retomada, César Moura, fez questão de ressaltar a importância da participação do Sistema OCB/GO ao longo de todo o processo. “Junto com o Sistema OCB/GO, nós tiramos essas famílias que estavam morando em condições insalubres dentro dos lixões, montamos a cooperativa e agora estamos entregando os caminhões para continuar a gerar renda”, declarou o secretário.
