Nesta terça-feira (25), na Casa do Cooperativismo Goiano, representantes de cooperativas de pequeno porte e da agricultura familiar de várias regiões do Estado foram recebidas pelo presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, gerentes e coordenadores das duas casas da entidade, OCB/GO e SESCOOP/GO.
O objetivo da reunião foi discutir a criação de um comitê ou câmara temática direcionada aos temas relacionados às cooperativas da agricultura familiar e também às de menor porte. Segundo dirigentes das coops participantes, a ideia é aproveitar o espaço para unir forças em prol do crescimento do cooperativismo sustentável, gerando impacto social, ambiental, cultural e econômico. Eles ressaltaram que o importante é manter as cooperativas com autonomia e visão de negócio, dando respostas de forma sistêmica e estruturada às demandas do setor e gerando impacto na sociedade a partir da cultura da cooperação, tornando Goiás modelo para o Brasil.
Celma Grace, presidente da cooperativa de artesanato Bordana, e Ihasminy Teixeira Areias Fernandes, presidente da cooperativa agro Floryá, se uniram e apresentaram ao Sistema OCB/GO um projeto que pretende apoiar os principais desafios enfrentados pelas pequenas cooperativas. “Tenho certeza que vamos criar algo inovador para todo o País, porque a agricultura familiar e a economia solidária representam o futuro e a sustentabilidade, princípios básicos do nosso modelo de negócio cooperativista”, disse Ihasminy, que agradeceu o apoio e a receptividade do Sistema OCB/GO em relação à proposta conjunta das coops.