O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, representa o cooperativismo goiano em missão oficial à China, organizada pelo Governo de Goiás e liderada pelo governador Ronaldo Caiado. Na viagem que começou na última sexta-feira (3) e segue até o dia 16 de novembro, foi oficializado o processo de instalação de empresas no Estado, além de parcerias com os chineses nas áreas da mineração, educação, pesquisa e cultura.
Na quarta e quinta-feira (8 e 9), a comitiva goiana visitou duas grandes corporações chinesas que trazem bons exemplos e soluções para o cooperativismo. Na visita à Weichai, uma empresa que fabrica tratores, equipamentos agrícolas e motores, o presidente do Sistema OCB/GO destacou que a possibilidade de instalação de uma fábrica da corporação em Goiás seria muito importante para as cooperativas do agronegócio.
A empresa produz tratores menores e mais baratos, o que seria uma solução importante para produtores e cooperados da agricultura familiar. Na sede da BYD, a montadora de carros elétricos mais importante do mundo, o investimento aplicado em educação chamou a atenção do líder do coop goiano. “Vimos aqui um bom exemplo para levar para nosso modelo de negócio. O cooperativismo precisa investir em educação, pesquisa e tecnologia para avançar”, afirmou o presidente.
Durante visita à Huawei, uma gigante da tecnologia que adota princípios cooperativistas, com parte da empresa pertencente aos funcionários, os participantes da missão conheceram o centro de pesquisa que possui 25 mil funcionários, distribuídos em 180 prédios com área de 1,4 milhão de metros quadrados. “As soluções digitais aqui apresentadas podem ser muito úteis, principalmente para as nossas cooperativas do agronegócio e saúde, visando melhorar a produtividade e garantir maior competitividade”, afirmou Luís Alberto.
Na terça-feira (7), na cidade de Shenzhen, a comitiva visitou a empresa CHINT, que produz equipamentos para geração de energia com foco em energia limpa, como transformadores, inversores, placas de energia fotovoltaica e baterias. Como representante do cooperativismo na viagem, o presidente do Sistema OCB/GO acompanhou a visita que firmou um termo de operação em Goiás, na cidade de Itumbiara, inicialmente por meio da plataforma da Stemac. Segundo Luís Alberto, a parceria com a corporação chinesa “é uma boa notícia para as cooperativas do ramo de Infraestrutura, pois a tendência é que os equipamentos para geração de energia fotovoltaica possam ser adquiridos a preços mais competitivos”.
Com agenda intensa em quatro cidades da China, incluindo visitas a multinacionais, universidade e reuniões com lideranças políticas e econômicas do País, a missão internacional marca um momento histórico de investimentos, modernização e inovação tecnológica no estado. “Goiás cresce no mesmo ritmo que a China, por isso temos de buscar investimentos estrangeiros que sejam capazes de construir resultados da magnitude que nosso estado merece”, disse o governador Ronaldo Caiado.
A missão ainda é composta pela coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, do secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, secretário de Infraestrutura, Pedro Sales, secretário de Indústria e Comércio, Joel de Sant’Anna Braga, diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Caiado, além de outras autoridades políticas e representantes de setores comerciais.