Sistema OCB/GO fará parte do grupo de trabalho estadual do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa), do Ministério da Agricultura (Mapa). O convite foi feito por representantes da Superintendência do Mapa em Goiás, que estiveram na Casa do Cooperativismo Goiano na sexta-feira (2), juntamente com membros da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O grupo pediu apoio ao Sistema para informar e conscientizar produtores das cooperativas de agro, no combate contra a gripe aviária, visto que o Brasil vive o status de emergência sanitária em relação à doença.

Na ocasião, o Sistema OCB/GO também foi convidado a compor o comitê estadual do Plano ABC+Goiás, liderado pela Seapa, para atuar no incentivo à agricultura de baixo carbono no Estado. Os convites foram aceitos pelo superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado, que recebeu os integrantes das três instituições e já escalou as equipes do Sistema que vão representar o cooperativismo nos dois grupos.

O encontro teve, ainda, a participação de profissionais da OCB/GO e do SESCOOP/GO, das áreas de Desenvolvimento de Cooperativas e de Relacionamento Institucional.

O superintendente do Mapa em Goiás, José Eduardo de França, ressaltou a importância dessa integração. “Já temos apoio de várias entidades como Faeg, Senar, Emater e as universidades. Estamos convidando a OCB/GO para participar e expandir mais ainda o desenvolvimento do setor agropecuário no Estado de Goiás. Nós queremos levar informação lá no campo, na ponta, para os produtores, principalmente os pequenos”, explicou.

Gripe aviária
Com a atual condição no País de emergência sanitária para influenza aviária, o Mapa resolveu liberar recursos para prevenção e combate à doença em território nacional. O chefe da Divisão de Defesa Agropecuária do Mapa em Goiás, André Brandão Alves, aproveitou a oportunidade do encontro para entregar material de divulgação sobre a prevenção para a gripe aviária.

“Em Goiás, a doença está em estado de emergência zoological sanitária preventiva. O objetivo do Proesa, não só para este assunto, mas também para todos os assuntos de interesse da cadeia produtiva agropecuária, é justamente levar ao produtor rural uma informação cada vez mais assertiva sobre as demandas que ele traz para todos os órgãos em que ele tem acesso”, explicou.

Carbono
O Plano ABC é uma política pública para promover a ampliação da adoção de algumas tecnologias agropecuárias sustentáveis no combate ao aquecimento global e à emissão de carbono no meio ambiente. A agricultura de baixo carbono é uma prática considerada importante para o produtor rural da atualidade.

“Queremos levar informações sobre a relação entre as mudanças clináticas e a agricultura de baixo carbono para que ele entenda a metodologia necessária para implentar a sua regulamentação na sua propriedade”, explicou a gerente de Agropecuária Sustentável da Seapa, Stella Miranda Menezes.

Além de contribuir com o Planeta, o produtor que aderir ao Plano ABC terá acesso a uma linha de crédito, a Renovare, com juros mais baixo e que está contemplado pelo Plano Safra. “Há uma preocupação para que as cooperativas se adequem ao crédito de carbono e ao plano, dentro da regulamentação do mercado de crédito de carbono. Por isso, o apoio da OCB e do SESCOOP é tão importante”, revelou.