A Uniodonto do Brasil, que reúne 217 cooperativas odontológicas no Brasil, realizou visita ao Reino Unido entre os dias 9 e 14 de maio. Formada por 18 dirigentes de 15 estados, a comitiva conheceu como são formadas as relações comerciais entre as cooperativas britânicas para a efetivação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) na área da saúde para a prestação de serviços complementares.
A intenção dos dirigentes é trazer para o Brasil a experiência assertiva desenvolvida pelo Reino Unido para aumentar as possibilidades de parcerias das cooperativas odontológicas junto aos órgãos públicos, contribuindo, por exemplo, para complementar a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os dirigentes também estiveram reunidos com o embaixador do Brasil em Londres, Frederico Arruda, e com o chefe do setor de Promoção Social da Embaixada do Brasil. Outro item relevante da agenda foi o encontro com um membro do Parlamento inglês filiado ao Partido Cooperativista, que ocupa 25 cadeiras no governo atual, para conhecer como é feita a representação, visto que Londres é o único país do mundo com um partido voltado para a defesa do cooperativismo.
A comitiva participou ainda de um curso de formação de lideranças no Cooperative College, a mais antiga instituição de ensino cooperativista do mundo, fundada em 1919, e visitou o Museu do Cooperativismo, em Rochdale, cidade próxima a Manchester, onde surgiu a primeira cooperativa do mundo, em 1844.
Já no País de Gales, os dirigentes participaram do encontro nacional de dentistas e visitaram uma das cooperativas que opera em modelo similar ao do Brasil. Eles também se encontraram com a primeira mulher presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Pauline Green (2009-2015).
O Reino Unido conta um dos movimentos cooperativista mais consolidados do mundo. São 7.137 cooperativas divididas em 16 ramos de atuação, com 13,9 milhões de cooperados e geração de 250 mil empregos diretos. Os ramos Agro e Consumo são os mais representativos. Em 2021, os dois juntos somaram um faturamento de 60 bilhões em libras esterlinas.
Jordânia, Egito e Marrocos
O Sistema OCB também está participando da missão internacional liderada pelo ministro da Agricultura, Marcos Montes, à Jordânia, Egito e Marrocos. A visita aos países teve início no dia 8 de maio e segue até hoje, dia 16. O principal objetivo da missão é o encontro com representantes de empresas privadas e de governos dos três países para tratar sobre o fornecimento de fertilizantes e ampliação de investimentos no Brasil.
O Sistema OCB também está aproveitando a oportunidade para fazer contato com as cooperativas desses países. Na Jordânia e no Egito foram realizados os primeiros encontros bilaterais entre o representante brasileiro e as confederações de cooperativas locais.