
A Unimed Federação Centro Brasileira aderiu à implantação do novo formato do Jeito de Cuidar Unimed. Na terça e quarta-feira (1º e 2/8), os gestores de diversos departamentos da cooperativa participam de um workshop para conhecer as novidades do programa e aprender como colocá-las em prática.
Dois representantes da equipe de Desenvolvimento de Mercado e Experiência do Cliente da Unimed do Brasil, Letícia Aguiar e Lauro Santana, apresentaram os principais pontos novos do programa, que foram estabelecidos depois de estudos sobre as necessidades e desejos dos beneficiários, principalmente após as mudanças sociais geradas pela pandemia de Covid-19.
De acordo com o presidente da Federação, Danúbio de Oliveira, o Jeito de Cuidar tem uma grande relevância no meio cooperativista. “A Federação sempre participou da maior parte dos projetos relacionados ao cooperativismo, como os da Unimed do Brasil, sendo que o Jeito de Cuidar é um dos mais importantes”.
Cliente
De acordo com os representantes da Unimed Brasil, estamos na “era do cliente”. Uma pesquisa da consultoria PwC, por exemplo, mostrou que 86% dos consumidores pesquisados pagariam mais para ter uma boa experiência com as marcas. “Produtos e serviços podem ser copiados, mas o valor, não. O que estamos trazendo é o diferencial competitivo, pois a experiência do cliente é o elo entre o beneficiário e a empresa, sendo que esse contato deve ser memorável. As pessoas precisam perceber que, o que elas encontram aqui (no Sistema Unimed), não encontram em nenhum outro lugar”, esclareceu Lauro.
Letícia Aguiar questionou os participantes do workshop a respeito da garantia que eles têm de que os beneficiários estão satisfeitos. “Conseguimos assegurar que os nossos clientes estão plenamente satisfeitos com a nossa marca? Quando não temos essa garantia, colocamos em risco a nossa perenidade”, afirmou ela, que acrescentou que essa preocupação é ainda maior pelo fato da alta expectativa de qualidade que um plano Unimed gera.
Plano de ação
O processo de implantação do Jeito de Cuidar começou com um debate para chegar ao diagnóstico do atual cenário vivido pela Unimed Federação Centro Brasileira. A partir dos resultados obtidos, será possível traçar um plano de ação. “Com esse plano, podemos promover melhorias na experiência dos clientes, pensando que eles são as Singulares e que, lá na ponta, elas atendem os nossos beneficiários”, descreveu Letícia.
Até o momento, sete Singulares da Federação já aderiram e, em breve, também irão receber o workshop de implantação do Jeito de Cuidar. “O Jeito de Cuidar melhora o clima organizacional, porque quando as pessoas têm uma empatia maior e um olhar mais cuidadoso com o colega de trabalho, existe um impacto na satisfação dos colaboradores, inclusive das nossas Singulares, porque elas acabam sentindo o cuidado da nossa prestação de serviços”, relatou Fabiana Daniel, superintendente da Federação.
Fonte: Assessoria de comunicação