Com a participação expressiva de representantes das Unimeds federadas, a Unimed Federação Centro Brasileira realizou, nos dias 3 e 4 de fevereiro, o primeiro módulo do Programa Nacional de Desenvolvimento de Mercado (PNDM). Trata-se de um programa de educação continuada formatado pela Federação Paraná, disseminado nacionalmente pela Unimed do Brasil e oferecido às Singulares pela Federação.
Ministrado pelos instrutores Evandro Lucas de Barros e Paulo Henrique Lima de Carvalho, da Federação Paraná, o programa terá quatro módulos, com aulas presenciais em fevereiro, março, abril e maio, sempre na sede da Federação, em Goiânia. Em pauta, a gestão de vendas, gestão de mercado, relacionamento de mercado e reajuste de contratos e inteligência de mercado.
Evandro Lucas explicou que o objetivo é reunir pessoas para o debate e a busca de soluções para melhor orientar as cooperativas sobre o mercado. “A proposta é já sairmos do primeiro módulo com ideais para serem aplicadas nas cooperativas”, disse. Marli Valentim, analista de Experiência da Unimed do Brasil, também acompanhou a aula inaugural.
Vice-presidente da Unimed Federação Centro Brasileira, Sérgio Baiocchi Carneiro, destacou a importância do programa. “A Federação, como líder institucional das 20 cooperativas Singulares de Goiás e do Tocantins, tem o papel de oferecer ferramentas em todas as áreas para o desenvolvimento destas cooperativas, independentemente se têm 5 mil beneficiários ou 380 mil beneficiários”, afirmou.
Segundo Sérgio, com esse curso de desenvolvimento de mercado, a Federação busca colocar todas as Singulares na mesma página. “Queremos mostrar a todas as Unimeds federadas que temos ferramentas e um produto fantástico e só nós o temos, então devemos trabalhar as peculiaridades deste produto e oferecê-lo à população”, declarou.
Emmanuelly do Nascimento Tavares, gerente de Mercado da federada Unimed Rio Verde, uma das participantes do programa, observou que o curso deve acrescentar muito à Unimed, pois o alinhamento com as melhores práticas de gestão é fundamental para que o desempenho da área de mercado impacte cada vez mais positivamente para o sucesso dos clientes, da cooperativa e dos cooperados.
Diretor de Mercado da federada Unimed Araguaína, Leonardo Medeiros Cintra, também tem grandes expectativas em relação ao programa. “Já tive a oportunidade de participação em um módulo online, que foi de grande valia para a minha iniciação na área de mercado e, agora, presencial, poderemos compartilhar experiências e a expectativa é grande de aprendizado para que possamos dar andamento ao projeto de crescimento e amadurecimento do nosso mercado na Unimed Araguaína”, afirmou.
Desafios
Sobre os atuais desafios do mercado de planos de saúde, Sérgio Baiocchi apontou que o maior deles é a imprevisibilidade que impera na regulação. “Num dia, temos um rol de procedimentos taxativo. No outro, um rol exemplificativo. Hoje, temos uma cobertura X, amanhã temos uma Y. Hoje, pode isso. Amanhã, não pode. Isso nos tira o poder de previsibilidade que é o básico para que se possa oferecer algo ligado à saúde. Enfim, o que mais nos impacta é a imprevisibilidade”, afirmou.
Para Emmanuelly Tavares, o cenário da área passa por vários desafios. “Os impactos do mercado, as exigências da ANS e a satisfação da experiência dos clientes exigem produtos atrativos e que sejam sustentáveis, o que depende muito de um mercado alinhado e com todas as estratégias bem definidas”, disse.
Leonardo Cintra observou que, de maneira geral, o setor suplementar tem enfrentado uma certa insegurança econômica. “Na Unimed Araguaína, temos buscado desenvolver projetos para aumentarmos a nossa carteira e fidelizarmos, principalmente, a parte pessoa jurídica, que já é uma carteira madura, e o desenvolvimento de projetos pessoas físicas, pois ainda temos uma grande parte da população da região pouco coberta”, declarou, enfatizando que ainda há um grande mercado a ser trabalhado, pois a taxa de cobertura regional está bem abaixo da nacional. “Temos um belo desafio e um belo substrato para podermos crescer”.
O Programa Nacional de Desenvolvimento de Mercado visa melhor preparar as Unimeds federadas para enfrentar e superar esses desafios.
Confira o calendário das próximas aulas:
Gestão de Vendas: 24 e 25/02
Gestão de Contratos: 17 e 18/03 – 31/03 e 01/04
Relacionamento de Mercado e Reajuste de Contratos: 05 e 06/05
Inteligência de Mercado: 26 e 27/05
Fonte: Assessoria de imprensa