A Unimed Goiânia, por meio do Instituto Unimed Goiânia, inaugurou na quarta-feira (10) o Clube do Livro Bariani Ortêncio. Um projeto que visa fomentar a leitura como um hábito e celebra, neste primeiro ano, a literatura brasileira. Mensalmente, será sugerido um livro aos participantes, seguido por encontros presenciais para discussão e compartilhamento de impressões sobre as obras.

Os livros que serão trabalhados pelo Clube do Livro estão listados no Calendário 2024 produzido pela cooperativa e distribuído para diversos públicos. A página inicial do Calendário conta com um QRCode para inscrição nos encontros presenciais do Clube para a participação de cooperados, beneficiários e comunidade em geral. Também é possível fazer a inscrição pelo e-mail institutounimedgoiania@unimedgoiania.coop.br.

Inauguração – O evento de inauguração do Clube do Livro Bariani Ortêncio ocorreu no Instituto Bariani Ortêncio, no Setor Sul. Além de levar o nome do saudoso escritor e folclorista, a primeira obra a ser lida e debatida também é de autoria dele. A indicação de janeiro é “A Fronteira”, livro de memórias de Bariani Ortêncio, que faleceu em 15 de dezembro de 2023.

No lançamento do Clube, estiveram presentes representantes da Unimed Goiânia, do Sicoob Unicentro Br, representantes da família do escritor Bariani Ortêncio, do Instituto Histórico Geográfico de Goiás e os leitores do clube. O presidente da Associação Goiana de Imprensa, Valterli Leite Guedes, também participou da inauguração e celebrou a ação: “Quero parabenizar a Unimed por essa iniciativa de dar apoio a cultura”.

O genro de Bariani, Beto Selva, se mostrou feliz com a escolha do nome do sogro para o Clube do Livro. “Eu quero, em nome do Instituto Bariani Ortêncio e da família Bariani, agradecer a homenagem. Muito apropriado, pois o Bariani sempre foi um incentivador da leitura”, disse. O conselheiro de Administração da Unimed Goiânia, Alano Ribeiro de Queiroz Filho, ressaltou a importância do escritor e destacou, no evento, a importância de incentivar o hábito da leitura.

“O Clube do Livro visa incentivar a leitura de obras primorosas como um hábito, que, além de ser importante para a saúde, representa um entretenimento de qualidade e um difusor de cultura”, destacou o conselheiro.