Com exemplos de boas práticas que fortalecem o sistema cooperativista, a Uniodonto Goiânia, cooperativa de cirurgiões-dentistas, marcou presença na 33ª Convenção Nacional das Uniodontos, realizada entre os dias 19 e 22 de agosto em Campinas (SP). O presidente Fábio Prudente destacou como o cooperativismo pode ir além do discurso e transformar realidades com ações sociais consistentes e compartilhou experiências nas áreas estratégicas de sustentabilidade e comercial.  

O representante da Uniodonto Goiânia apresentou um panorama sobre o tripé da sustentabilidade pós-RN518, que é a resolução normativa que estabelece práticas mínimas de governança, controles internos e gestão de riscos para operadoras de planos de assistência à saúde. Ele reforçou a importância de alinhar a gestão cooperativista às agendas ambiental, social e de governança.  

Para Fábio Prudente, as cooperativas não podem se limitar a resultados internos: precisam refletir seu papel no desenvolvimento das comunidades em que atuam. “As nossas cooperativas estão inseridas em uma comunidade e precisam praticar o princípio da preocupação com o próximo. Quando olhamos para o meio ambiente e para o social com maturidade, os resultados vêm em forma de propósito e de reconhecimento”, afirmou. 

Atuação social e comercial – Durante a 33ª Convenção Nacional das Uniodontos, o presidente da Uniodonto Goiânia, Fábio Prudente, destacou também que a atuação social deve ser permanente e direcionada a quem mais precisa, e não restrita a momentos pontuais. Ele ressaltou o valor de ações transformadoras, que saem do lugar comum e alcançam territórios mais vulneráveis. “Não basta ir para a praça asfaltada, precisamos ir ao lixão, aos rincões que ninguém quer ir. É lá que realmente fazemos a diferença na vida das pessoas”, disse. 

Fábio Prudente também compartilhou a experiência da Uniodonto Goiânia com a ação comercial “16 horas de vantagem”, que reforça a busca da cooperativa por soluções inovadoras e competitivas, sempre alinhadas ao equilíbrio entre beneficiários satisfeitos, cooperados aferindo trabalho e renda e a sustentabilidade do negócio, sem deixar de pensar no impacto da organização nas comunidades onde atua. 

Fonte: Oficina de Comunicação