Duas cooperativas de reciclagem de Goiânia, a CoopCircular e a Cooprec, foram beneficiadas com emendas parlamentares do vereador Denício Trindade, em uma articulação intermediada pelo Sistema OCB/GO. Os recursos serão destinados à aquisição de equipamentos que prometem impulsionar a capacidade produtiva de ambas as cooperativas. O valor total da emenda parlamentar é de R$ 200 mil.

A CoopCircular investirá na compra de uma nova prensa para a fabricação de tijolos ecológicos. A expectativa é um salto produtivo significativo: de 800 para 3 mil tijolos produzidos por dia. Já a Cooprec adquirirá uma extrusora de isopor, máquina que recicla resíduos de Poliestireno Expandido (EPS) transformando-os em “pellets”, matéria-prima para a confecção de novos produtos como embalagens e itens de construção.

A conquista é resultado de um trabalho de aproximação do Sistema OCB/GO com os parlamentares. “Esse é o resultado prático da nossa atuação aqui junto ao vereador Denício Trindade, a quem agradecemos mais uma vez”, afirmou Luís Alberto Pereira, presidente da entidade.

André Baleeiro, presidente da CoopCircular, comemorou a verba. “Vai melhorar muito a produção diária da cooperativa, para que a gente possa entregar uma casa fresca, econômica e sustentável para todo o povo goiano”, disse.

Na Cooprec, a perspectiva é de impacto ambiental e social. “Com essa máquina, a gente vai amenizar o impacto no meio ambiente, que a gente sabe que o isopor é um problema para Goiânia. Vamos melhorar o rateio dos cooperados e multiplicar a renda”, explicou a representante Nair Rodrigues.

O vereador Denício Trindade reafirmou o seu compromisso com o cooperativismo. “Parabéns pelo trabalho de vocês. Nosso gabinete está à disposição para dar continuidade, contribuindo com as cooperativas, que são tão importantes para a sociedade e para o meio ambiente”, disse.