O lançamento da 5ª Virada Ambiental marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na manhã desta segunda-feira (5), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Para incentivar a meta do projeto dessa edição de plantar 246 mil mudas de plantas nativas em todos os munícipios de Goiás, as autoridades envolvidas na ação fizeram o plantio de um pé de pequi, na área externa da Alego. O evento é organizado pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Alego, presidida pela deputada estadual Rosângela Rezende, e tem o apoio do Sistema OCB/GO.

A Virada Ambiental é um programa de sensibilização de toda a sociedade goiana para a necessidade do plantio de espécies nativas do Cerrado. O projeto foi idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal de Goiás (UFG), dentro do Programa UFG Sustentável, e conta com a parceria e o apoio de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, ligadas ao meio ambiente, ao ensino e à pesquisa, além das prefeituras que aderiram à proposta. O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, participou da solenidade de lançamento, ao lado de representantes da Associação Goiana dos Municípios (AGM), UFG, IFG, Emater, Saneago, Delegacia do Meio Ambiente e do deputado estadual Antônio Gomide (PT) e da vereadora Kátia Maria dos Santos (PT).

Na oportunidade, o presidente do Sistema OCB/GO ressaltou a importância do cooperativismo na promoção da inclusão social, sustentabilidade e desenvolvimento das comunidades. Ele destacou as ações realizadas pelas cooperativas de reciclagem, agronegócio, agricultura familiar e infraestrutura, que contribuem para a preservação do meio ambiente e a produção sustentável. “Tudo que tem a ver com as 17 ODCs da ONU e com a comunidade é do nosso interesse, temos dado atenção especial ao tema nos últimos anos. O projeto da Virada Ambiental é muito importante porque diz respeito ao plantio de árvores e reflorestamento, então é uma ação aderente aos princípios do cooperativismo, por isso estamos juntos com muita satisfação”, declarou Luís Alberto.

As cooperativas também marcaram presença na solenidade como a Bordana, responsável pela decoração do palco e da mesa diretiva com uma exposição de peças que exaltam a flora e a fauna do Cerrado, a cooperativa de reciclagem Coperama, a Cooperativa de Engenheiros Florestais (Cota) e a Unimed Goiânia. A Virada Ambiental tem como intenção preservar a biodiversidade do nosso Estado e reforçar a importância de defender o meio ambiente. O objetivo da 5ª edição é plantar mil mudas de espécies nativas do Cerrado, em cada um dos municípios goianos, no mês de novembro, na época das chuvas.

Representantes da Cooperativa de Engenheiros Florestais com a deputada Rosângela e o presidente Luís Alberto Pereira.

Fotos e Mercado Coop

O Mercado Coop com produtos de cooperativas goianas e a exposição fotográfica intitulada “Cooperar é da nossa natureza”, do Sistema OCB/GO, foram instalados na entrada do auditório Carlos Vieira, na Alego. A mostra fotográfica reúne 20 imagens de ações ambientais desenvolvidas pelo cooperativismo goiano, como a Expedição pelo Rio Meia Ponte e a revitalização do Jardim Botânico, entre outros.

Durante o evento também houve a entrega da Comenda Virada Ambiental e apresentação do aplicativo PlanteGO, da Semad. Trata-se de aplicativo oficial do Estado de Goiás de registro de plantio e foi criado para incentivar os goianos a registrarem seus plantios tanto no ambiente rural quanto urbano. O App parte do princípio da corresponsabilidade e busca, como benefícios, a sensibilização, a conscientização e a mobilização ambiental.

A programação da Virada Ambientel prossegue no período vespertino desta segunda-feira.

Confira as fotos da exposição Cooperar é da nossa natureza: