
Em reunião do Conselho de Administração da OCB/GO nesta quarta-feira (19), o deputado estadual Virmondes Cruvinel apresentou a Política Estadual de Fomento à Inovação em Inteligência Artificial em Goiás (Lei Complementar nº 205/25). A lei, que recebeu sanção do governador Ronaldo Caiado em maio e contou com a relatoria do deputado, foi detalhada aos representantes do coop goiano. “Trouxemos aqui a informação da lei atualizada, os enfoques, o contexto da elaboração da lei e as praticidades da mesma agora para toda a sociedade, envolvendo também a pauta dos cooperados”, explicou Cruvinel.
A política tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento tecnológico sustentável e consolidar Goiás como um polo estratégico de inovação no Brasil. Seus eixos centrais incluem o fomento à pesquisa, à capacitação técnica e ao uso de soluções de IA abertas, sempre com a proteção de direitos fundamentais. A lei foi inicialmente enviada pelo Poder Executivo e, durante a tramitação, incorporou um projeto de autoria da deputada Bia de Lima, que destacou a convergência de ideias entre as proposições. A norma ainda determina que a política será orientada pela inovação contínua, experimentação responsável e colaboração entre setor público, privado e academia, com foco em competitividade, desenvolvimento sustentável e governança multissetorial.
Durante o mesmo evento, o deputado recebeu do presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, uma sugestão de projeto que estabelece parcerias entre a administração pública e serviços sociais autônomos. “Agradeço a sugestão e estaremos estabelecendo um andamento bem rápido desse projeto lá na Assembleia”, comentou o parlamentar.