
A Central Sicoob Uni e suas cooperativas singulares escalaram para entrar em campo Arthur Antunes Coimbra, o Zico. Um dos maiores ídolos do futebol brasileiro participou de uma série de eventos no Sicoob, em Goiânia, no último dia 15/08, como encontro com dirigentes e convidados, sessão de fotos e autógrafos de camisas, coletiva de imprensa e, para fechar o ciclo, uma emocionante palestra sobre liderança e cooperativismo, com direito a apresentação de vídeos e gols de sua carreira no Flamengo e na seleção brasileira, sempre destacando a importância do trabalho em equipe e a cooperação mútua.
Zico, que é o embaixador da marca Sicoob, reforçou que sua atuação em campo sempre privilegiou o coletivo. “Desde a base, quando estava em formação, ouvi do meu treinador que não se ganha sozinho. Quem ganha é sempre o coletivo. Se você, em qualquer jogo, não está bem tecnicamente, as jogadas não funcionam como foi treinado, o que pode ocorrer eventualmente, vai na raça e, pelo grupo, redobre então o esforço físico e a dedicação. Vão sempre reconhecer seu empenho. No cooperativismo também existe este trabalho conjunto, trabalho coletivo e resultado compartilhado”, destacou Zico, que fez história com a camisa 10 do Flamengo e foi um dos grandes nomes da seleção brasileira na década de 1980.
Durante a coletiva, ele respondeu perguntas sobre a carreira e o atual desempenho de atletas e da seleção brasileira, com opiniões que foram destaque na imprensa local e nacional. Perguntado sobre o Sicoob, disse estar orgulhoso de ser o embaixador da marca. “Sempre que temos a proposta de representar uma instituição, estudamos muito sua reputação e história. Estar com o Sicoob é representativo e um aprendizado”, afirmou o ex-atleta, destacando que passou a entender sobre cooperativismo e, sempre bem-humorado, fez analogias de ser um cooperado e atuar em campo em uma equipe esportiva.
Na programação, houve ainda um encontro de Zico com crianças da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Anápolis. A instituição recebe apoio do Sicoob com ações sociais e de capacitação, além da doação de equipamentos. Representantes do Instituto Sicoob também participaram desse momento para reforçar as diversas iniciativas realizadas nas comunidades. “Importante o trabalho do Sicoob, que as pessoas precisam conhecer. E é importante também ajudar neste trabalho. Vou em agências e percebo a motivação e alegria das pessoas de atuar com a instituição”, ressaltou.
O presidente da Central Sicoob Uni, Raimundo Nonato Leite Pinto, reforçou a importância de ter um ídolo do país vestindo a camisa do Sicoob. “Motivo de orgulho para nós. O Zico sempre foi um atleta encantador. Conquistou a admiração de todos, até mesmo dos torcedores de outros times – o que é um fato raro. A imagem dele se relaciona muito bem com a do Sicoob, que também é uma marca encantadora. Ter o Zico como embaixador é importante para difundir a nossa marca”, destacou Nonato, reforçando a carreira vitoriosa, a ética e o profissionalismo do ex-jogador.
Para o diretor de Negócios da Central Sicoob Uni, Marco Moisés de Oliveira, foi muito bem recebida a entrada do Zico no ‘time’ Sicoob. “Vai ao encontro dos princípios do cooperativismo e do Sicoob, que é conectar pessoas e promover justiça financeira. O Zico é um ícone do país e um orgulho para todos cooperados tê-lo conosco”, finaliza o dirigente.